Princesa herdeira da Noruega passa por transplante de pulmão bem-sucedido, diz palácio

Mette-Marit foi ‌diagnosticada com fibrose pulmonar em 2018, uma doença crônica que causa cicatrizes nos pulmões

17 jun 2026 - 10h06
(atualizado às 10h30)
Princesa ‌herdeira da Noruega, Mette-Marit, passou por um transplante de pulmão bem-sucedido
Princesa ‌herdeira da Noruega, Mette-Marit, passou por um transplante de pulmão bem-sucedido
Foto: Per Ole Hagen/Getty Images

A princesa ‌herdeira da Noruega, Mette-Marit, passou por um transplante de pulmão bem-sucedido e permanecerá no hospital por várias semanas enquanto inicia sua recuperação, informaram os médicos do Hospital Universitário de Oslo nesta quarta-feira.

A esposa de 52 ⁠anos do príncipe Haakon, herdeiro do trono norueguês, foi ‌diagnosticada com fibrose pulmonar em 2018, uma doença crônica que causa cicatrizes nos pulmões e reduz ‌a absorção de oxigênio.

Publicidade

O hospital informou ‌que o transplante foi "até o momento" bem-sucedido, em ⁠um comunicado divulgado pelo palácio, mas sem especificar exatamente quando o procedimento ocorreu.

"Como todos os pacientes recém-transplantados, a princesa herdeira permanecerá no hospital por várias semanas", disse o professor Are Holm, do Hospital Universitário de ‌Oslo.

Esse período será dedicado ao ajuste da medicação, ao ‌controle de possíveis ⁠complicações e ⁠ao início da reabilitação física, segundo ele.

A cirurgia ocorre em um ⁠momento delicado para ‌a família real: no ‌início desta semana, o filho de 29 anos de Mette-Marit, fruto de um relacionamento anterior, Marius Borg Hoiby, foi condenado por estupro e violência ⁠doméstica e sentenciado a quatro anos de prisão. Hoiby planeja recorrer da decisão, segundo informou seu advogado.

Publicidade

Em 5 de junho, o Hospital Universitário de Oslo informou que Mette-Marit havia sido ‌colocada em uma lista de espera para um transplante de pulmão após uma acentuada deterioração em sua ⁠saúde, o que provavelmente lhe daria apenas cerca de um ano de vida sem a cirurgia.

O príncipe herdeiro e a princesa herdeira agradeceram ao público pelas mensagens de apoio, informou o palácio, acrescentando que a próxima atualização sobre o estado de saúde dela só deverá ocorrer após a alta hospitalar.

Cerca de 30 a 35 transplantes de pulmão são realizados na Noruega a cada ano, e autoridades hospitalares enfatizaram que os membros da família real não recebem tratamento preferencial na obtenção de novos órgãos.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações