Nesta quinta-feira (4), Luciano Huck virou assunto nas redes sociais depois que passou a circular um vídeo no qual o apresentador está ao lado de indígenas do Xingu, no Mato Grosso, e dá algumas ordens antes que registros fossem realizados.
"Tira as roupas... É, limpa a cultura de vocês aí", comenta o comunicador do Domingão antes que uma foto fosse tirada. "É o seguinte, a gente tá cheio de câmera. Quanto mais celular de vocês aparece, eu acho que menos é a cultura de vocês", apontou o artista.
CULTURA?
"Quanto mais a gente conseguir preservar as nossas cenas sem celular.... Porque assim, quando aparece vocês de celular, eu acho que mexe na cultura original. Quando estiver gravando, se vocês puderem 'segurar' o celular, eu acho que, quem tiver que ver, valoriza mais vocês. Se puder falar isso pro povo é bom", seguiu Luciano.
CRÍTICAS
No X, antigo Twitter, o global recebeu várias críticas. "O Huck tá apenas reforçando a visão estereotipada que o homem branco costuma há séculos impor sobre os povos indígenas uma imagem distorcida que os coloca como 'primitivos' ou 'selvagens', ignorando completamente sua complexidade, história e realidade", reclamou uma internauta.
"Só no Brasil a galera acha que ser indígena e respeitar as origens, significa ficar parado a 500 anos atrás dentro de uma civilização. Como assim o cara não pode ser um índio usufruindo tecnologia e conhecimento da era que ele vive? Brasileiro é ignorante no último", detonou outro.
ESTRANHO
"Esse cara fala de um jeito como se o indígena fosse menos indígena por usar celular. Muito estranho, parece que ele quer ensinar como povos indígenas devem preservar sua própria cultura, bizarro", apontou uma terceira.
"Esse vídeo e as falas dele são repulsivas e mostram muito do desconhecimento que grande parte da população brasileira tem sobre os povos originários. É revoltante ouvir ele dizer 'limpa a cultura de vocês ai'. Desrespeito total!", avaliou outra sobre o global.
A gente tá cheio de câmera aqui. Quanto mais parecer o celular de vocês, eu acho, que menos é a cultura de vocês.
- Luciano Huck
Incrível como a mídia e muitos que dizem defender e valorizar os povos originários busca adestrá-los e usá-los como fantoches midiáticos. pic.twitter.com/GvaFcvhSlu
— João Siqueira | ENEM2026 (@SiqueiraXBR) December 4, 2025