O cantor Chico Buarque, de 81 anos, é alvo de um processo na Justiça por reconhecimento de paternidade. Um homem entrou com a ação, afirmando que o artista é seu pai.
Segundo informações da colunista Fábia Oliveira, autor do processo diz que sua mãe, antes de morrer, revelou que Chico Buarque era seu pai biológico. O homem afirma que o segredo foi mantido em silêncio por décadas por medo.
A defesa do cantor considera a situação descabida. Buarque nega conhecer o autor do processo e a mãe dele. O artista questiona por que o homem não o procurou antes, se a história fosse real.
Chico Buarque afirma que as datas apresentadas no processo são inconsistentes. Ele também alega que o relacionamento com a mulher, da forma como é descrito, seria impossível, pois ele já era casado e uma figura pública. A defesa diz ainda que não há provas que comprovem a história.
Bomba! Chico Buarque processa Facebook após ter música usada em vídeo político com IA
Chico Buarque entrou com um processo contra o Facebook após descobrir que uma de suas músicas foi usada sem autorização em um vídeo publicado no Instagram. O material, criado com inteligência artificial, tem tom político e foi compartilhado em perfis públicos da plataforma, gerando incômodo ao cantor e agora, também, um imbróglio judicial.
O vídeo em questão traz representações digitais que opõem direita e esquerda no Brasil. Um dos trechos mostra o ministro Alexandre de Moraes em uma versão caricata, retratado como uma figura autoritária. Tudo isso ao som de Cálice, canção composta por Chico Buarque e conhecida por sua crítica ao silêncio imposto durante a Ditadura Militar.
Segundo a colunista Fábia Oliveira, ao tomar conhecimento da postagem, Chico decidiu agir. Segundo o processo movido em 14 de julho, o problema vai além do teor político do conteúdo: trata-se do uso indevido de sua obra, em sua forma integral, sem qualquer permissão. Continue lendo aqui!