Luciano Huck foi criticado por comentários considerados preconceituosos durante gravação no Parque do Xingu em agosto de 2025; a reportagem exibida em dezembro não incluiu retratação, gerando reações nas redes sociais.
A Globo exibiu no domingo, 21, uma reportagem gravada no Parque do Xingu, em agosto de 2025, com o apresentador Luciano Huck, de 54 anos, e a cantora Anitta, de 32. Na época das gravações, o apresentador foi alvo de críticas por falas consideradas preconceituosas nos bastidores da matéria.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em agosto de 2025, quando a reportagem foi gravada, um vídeo compartilhado nas redes sociais, antes da exibição do especial, mostrou Luciano Huck posando com integrantes da tribo e pedindo que eles não aparecessem com celulares nas mãos nem com roupas “comuns”. “Limpa a cultura de vocês aí”, disse o apresentador no vídeo. As declarações foram alvo de críticas por parte de associações indígenas.
No domingo, 21, a reportagem foi ao ar e mostrou a visita de Huck e Anitta à aldeia Ipatsé, do povo Kuikuro, considerada uma das 49 aldeias do Parque do Xingu. No vídeo, eles falaram sobre o povo, a cultura e a importância da preservação do território indígena.
Em uma cerimônia com dança tradicional, Anitta foi convidada pelas mulheres da aldeia a participar do ritual. Inicialmente, a cantora apresentou receio de se juntar a elas. Entretanto, cedeu. Durante a visita, a cantora e o apresentador também receberam pinturas tradicionais como sinal de boas-vindas da tribo.
Em seguida, foi exibida uma visita da equipe da Globo ao cacique Raoni, na aldeia Kapôt. Após isso, a reportagem foi encerrada.
Após a exibição da reportagem, o apresentador reforçou o que já havia dito após a repercussão do vídeo: “Queria reafirmar o meu compromisso com a causa indígena. Eu fui, eu sou e vou continuar sendo aliado”.
A reportagem do Terra procurou a Globo para comentar o caso, mas não houve resposta até então.