Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Luciano Huck orienta indígenas a evitar celulares e roupas em gravação: 'Limpa a cultura de vocês aí'

Vídeo que circula nas redes sociais mostra orientações do apresentador durante gravação com indígenas no Xingu

5 dez 2025 - 13h02
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Luciano Huck causou polêmica ao orientar indígenas no Xingu a afastarem celulares e roupas "não tradicionais" durante filmagens, gerando críticas por atitudes consideradas estereotipadas.
Vídeo dos bastidores da visita de Luciano Huck e Anitta ao Parque Indígena do Xingu, realizada em agosto, voltou a repercutir nas redes sociais após imagens da passagem deles pelo território serem divulgadas e gerarem polêmica
Vídeo dos bastidores da visita de Luciano Huck e Anitta ao Parque Indígena do Xingu, realizada em agosto, voltou a repercutir nas redes sociais após imagens da passagem deles pelo território serem divulgadas e gerarem polêmica
Foto: Reprodução/Instagram:@lucianohuck

Um vídeo dos bastidores da visita de Luciano Huck e Anitta ao Parque Indígena do Xingu, realizada em agosto, repercutiu nas redes sociais após imagens da passagem deles pelo território serem divulgadas e gerarem polêmica. Em um dos registros, feito antes de uma foto em grupo, Luciano aparece orientando uma liderança indígena sobre o uso de celulares e de roupas “comuns” durante as filmagens.

No registro, Luciano pede aos indígenas que afastem celulares e pessoas com roupas "não tradicionais" antes de uma fotografia. "Limpa a cultura de vocês aí", diz o apresentador. 

Ele também afirma aos membros da aldeia que "quanto mais celulares aparecem, menos é a cultura de vocês". "Quanto mais a gente conseguir preservar nossas cenas sem celular... Quando aparece vocês de celular, acho que mexe na cultura original. Quando tiver gravando, se puder 'segurar' o celular. [...] Se puder falar isso para o povo é bom", orienta a um indígena.

Com a repercussão das imagens, internautas comentaram a foto publicada pelo apresentador no mês em que ocorreu a gravação, deixando críticas. "E aí, depois que mandou “limpar a cultura deles” na hora da foto deu tudo certo pro seu marketing?", comentou uma internauta.

"Foi nesse dia que ele mandou os parentes do Xingu não aparecerem com o celular porque isso 'descaracteriza' a cultura indígena, e todos os parentes ficaram assustados com esse posicionamento racista e estereotipado desse senhor branco, que acha que não devemos aparecer com nossos iPhones, foi esse dia?", acrescentou outra internauta.

O Terra procurou a assessoria do apresentador e da TV Globo, mas ainda não obteve resposta.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade