Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Luciano Huck orienta indígenas a evitar celulares e roupas em gravação: 'Limpa a cultura de vocês aí'

Vídeo que circula nas redes sociais mostra orientações do apresentador durante gravação com indígenas no Xingu

5 dez 2025 - 13h02
(atualizado às 14h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Luciano Huck causou polêmica ao orientar indígenas no Xingu a afastarem celulares e roupas "não tradicionais" durante filmagens, gerando críticas por atitudes consideradas estereotipadas.
Vídeo dos bastidores da visita de Luciano Huck e Anitta ao Parque Indígena do Xingu, realizada em agosto, voltou a repercutir nas redes sociais após imagens da passagem deles pelo território serem divulgadas e gerarem polêmica
Vídeo dos bastidores da visita de Luciano Huck e Anitta ao Parque Indígena do Xingu, realizada em agosto, voltou a repercutir nas redes sociais após imagens da passagem deles pelo território serem divulgadas e gerarem polêmica
Foto: Reprodução/Instagram:@lucianohuck

Um vídeo dos bastidores da visita de Luciano Huck e Anitta ao Parque Indígena do Xingu, realizada em agosto, repercutiu nas redes sociais após imagens da passagem deles pelo território serem divulgadas e gerarem polêmica. Em um dos registros, feito antes de uma foto em grupo, Luciano aparece orientando uma liderança indígena sobre o uso de celulares e de roupas “comuns” durante as filmagens.

No registro, Luciano pede aos indígenas que afastem celulares e pessoas com roupas "não tradicionais" antes de uma fotografia. "Limpa a cultura de vocês aí", diz o apresentador. 

Ele também afirma aos membros da aldeia que, "quanto mais celulares aparecem, menos é a cultura de vocês". "Quanto mais a gente conseguir preservar nossas cenas sem celular... Quando aparece vocês de celular, acho que mexe na cultura original. Quando tiver gravando, se puder 'segurar' o celular. [...] Se puder falar isso para o povo é bom", orienta a um indígena.

Com a repercussão das imagens, internautas comentaram a foto publicada pelo apresentador no mês em que ocorreu a gravação, deixando críticas. "E aí, depois que mandou “limpar a cultura deles” na hora da foto deu tudo certo pro seu marketing?", comentou uma internauta.

"Foi nesse dia que ele mandou os parentes do Xingu não aparecerem com o celular porque isso 'descaracteriza' a cultura indígena, e todos os parentes ficaram assustados com esse posicionamento racista e estereotipado desse senhor branco, que acha que não devemos aparecer com nossos iPhones, foi esse dia?", acrescentou outra internauta.

O que afirma Luciano Huck

Em nota, o apresentador afirmou ser defensor dos povos originários e esclareceu que o pedido se tratou apenas de uma decisão da direção de arte. Veja o posicionamento na íntegra:

“Minha relação com as comunidades indígenas no Brasil atravessa décadas. Sou, e sempre serei, defensor dos povos originários, de sua cultura, de sua territorialidade e de sua preservação. Dos Zo’é aos Yanomami, estive pessoalmente em dezenas de terras indígenas ao longo da minha trajetória. Eu conheço de perto essa realidade; não foi alguém que me contou.

Sempre defendi que as escolhas sobre modos de vida, tradições e caminhos futuros pertencem única e exclusivamente aos próprios povos indígenas.

Sobre a imagem em questão, registrada nos bastidores de uma gravação, é importante esclarecer: não se tratou de impor qualquer tipo de limitação cultural ou de consumo. Foi apenas uma decisão de direção de arte, um ajuste pontual dentro do contexto de um set de filmagem, nada além disso.”

O Terra também procurou a assessoria da TV Globo, mas não obteve resposta.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade