Fátima Bernardes, uma das jornalistas mais respeitadas do país, usou suas redes sociais nesta quarta-feira (29) para comentar a megaoperação policial que deixou 132 mortos nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro.
A ação, batizada de Operação Contenção, reuniu cerca de 2.500 agentes das polícias Civil e Militar e se tornou a mais letal da história do estado, segundo dados da Defensoria Pública.
Em um texto publicado no Instagram, Fátima fez um desabafo sobre a tragédia e direcionou sua crítica não às forças de segurança, mas às autoridades públicas responsáveis por pensar o "depois", quando os tiros cessam, mas o medo continua.
"Tô desde ontem muito impactada com o que estamos vivendo no Rio. Mas não vou analisar aqui a ação das forças policiais, tem muita gente já fazendo isso. Eu só gostaria de saber qual o plano das autoridades pros complexos do Alemão e da Penha?", escreveu a apresentadora.
'Qual o plano das autoridades?'
Fátima prosseguiu com uma reflexão que, para muitos seguidores, traduziu a sensação de impotência diante da violência crônica no Rio de Janeiro. "De que maneira, já a partir de amanhã, a vida dos moradores dessa e de outras regiões da cidade vai melhorar? Nós vimos a ocupação do Alemão em 2010 sem nenhuma morte. Parecia que a região seria pacificada, mas o poder público falhou e a criminalidade se restabeleceu ali rapidamente", disse.
Ao relembrar a ocupação de 2010 - quando tanques do Exército entraram na comunidade do Alemão em uma das ações mai...
Matérias relacionadas