Demissão de presidente da CNN Brasil joga holofote em bilionário mais rico que donos da Record e SBT

Discreto, Rubens Menin passa a concentrar poder no canal após o rompimento com João Camargo

23 ago 2025 - 11h08
(atualizado às 11h08)

Em outubro de 2022, o empresário João Camargo assumiu o comando da CNN Brasil com carta branca oferecida pelo dono e fundador da emissora, Rubens Menin. A parceria acabou na última sexta-feira, 22 de agosto.

Oficialmente, Camargo deixou o cargo de presidente do Conselho Executivo e chefe da TV para se dedicar a seus negócios particulares, como o grupo Esfera, que promove eventos com magnatas do PIB e da política.

Publicidade

Na prática, o comentário nos bastidores é que houve um suposto desentendimento entre ele e Menin. Sabe-se que onde há concentração de poder frequentemente surgem disputas. Aliás, situação comum na cúpula da maioria das grandes redes de televisão do país.

Rubens Menin determinou a seleção de um novo CEO para a CNN Brasil. 

Rubens Menin controla 100% da CNN Brasil, que chega a ultrapassar em alguns momentos a líder GloboNews no Ibope da TV paga
Rubens Menin controla 100% da CNN Brasil, que chega a ultrapassar em alguns momentos a líder GloboNews no Ibope da TV paga
Foto: Reprodução

Mais que rico, riquíssimo

Mineiro, graduado em Engenharia Civil, Menin fez fortuna com a construtora MRV, aberta em 1979 e famosa por edifícios populares de programas habitacionais do governo federal.

Publicidade

Ele possui também o Banco Inter, a construtora e gestora de galpões industriais Log e a rádio Itatiaia.

Segundo o ranking em tempo real da revista ‘Forbes’, o empresário, de 69 anos, acumula patrimônio líquido de 2 bilhões de dólares, cerca de R$ 10,9 bilhões na cotação atual

É o 1907º na lista de mais ricos do planeta, à frente do dono da Record, bispo Edir Macedo, e da família Abravanel, proprietária do SBT.

Outro negócio de Menin na área de comunicação é a Rádio Itatiaia, número 1 em audiência em Belo Horizonte, segundo o Ibope
Foto: Reprodução

Paixão atleticana

Antes de se associar ao jornalista Douglas Tavolaro, com quem fundou a CNN Brasil em 2020 (e de quem comprou a parte no negócio 1 ano depois), Rubens Menin já atuava no futebol.

Torcedor do Atlético Mineiro desde a infância, ele se tornou sócio majoritário da SAF (Sociedade Anônima) que comanda o clube, atuando diretamente na gestão. Em entrevista à CNN Brasil, em maio, ele disse que houve investimento de R$ 1,1 bilhão no Galo.

Publicidade

Figura rara na tela de seu canal de notícias, o empresário frequentemente marca presença na Arena MRV para assistir aos jogos.

“Ser atleticano é algo que transcende o futebol, que corre nas veias e move gerações”, escreveu numa rede social.

Rubens Menin dedica parte de seu tempo à gestão do Atlético Mineiro, sua paixão desde criança
Foto: Reproduções
Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se