Após 4 anos de luta intensa contra o câncer, a influenciadora Isabel Velosoteve sua morte anunciada neste sábado, dia 10 de janeiro, aos 19 anos. Mãe de Arthur, que completou seu aniversário de 1 ano enquanto ela estava internada na UTI, existe muita preocupação com o futuro do pequeno, que agora será cuidado integralmente pelo pai, Lucas Borbas.
Lucas, que emocionou o público com sua despedida de Isabel Veloso, já vinha se dedicando aos cuidados do bebê nos últimos meses. No entanto, segundo a neurocientista e especialista em desenvolvimento infantil, Telma Abrahão, o filho do casal está em uma fase decisiva de seu desenvolvimento, onde o cérebro passa por uma intensa organização.
De acordo com a especialista, o cérebro da criança é influenciado pelos vínculos, experiências emocionais e o ambiente em que ela está inserida: "Do ponto de vista da neurociência, o cérebro do bebê não precisa, obrigatoriamente, da figura materna para se desenvolver de forma saudável. O que ele precisa é de um cuidador principal que seja presente, previsível, afetuoso e sensível às suas necessidades, e esse papel pode ser plenamente exercido pelo pai", explica.
Presença do pai é importante na formação infantil
Segundo a Dra. Telma, estudos indicam que a presença paterna, como no caso do filho de Isabel Veloso e Lucas Borbas, ativa processos neurobiológicos fundamentais, como a liberação de oxitocina (hormônio ligado ao afeto) e regulação do cortisol (responsável pelas reações ao estresse).
Ambos ajuda...
Matérias relacionadas