Fábio Assunção relembrou sua relação de amizade e breve namoro com Preta Gil, destacando seu impacto transformador, e revelou ter enviado uma mensagem emocionante à cantora um dia antes de sua morte.
Preta Gil tinha o dom de reunir muitos amigos ao seu redor. Um deles era Fábio Assunção. Recém-chegado ao Rio de Janeiro em 1990, o ator paulistano encontrou na artista um apoio e construiu uma relação de carinho que durou até sua morte, no último domingo, 20. Em entrevista, ele lembrou o rápido namoro dos dois e revelou a última mensagem que enviou para filha de Gilberto Gil.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em depoimento ao Encontro com Patrícia Poeta, Fábio contou que chegou a enviar uma mensagem para Preta no sábado, 19, um dia antes de sua morte. "Há alguns meses, não falava com ela. E anteontem mandei uma mensagem para ela, às 7 horas da noite, falando: 'Sei que o assunto está complexo... Me liga... Saudade'", detalhou.
O ator não teve resposta, mas espera que a cantora tenha tido tempo de ler o recado amoroso. "Espero que ela tenha lido a tempo a mensagem porque, quando eu escrevi a mensagem, fiquei pensando exatamente nisso. A gente vai adquirindo umas pessoas na vida e a gente leva para sempre. E, muitas vezes, a gente não consegue se despedir", disse.
De namorados a amigos
Assim como muitos outros artistas, Fábio era amigo de longa data de Preta. A relação, no entanto, começou com um romance. Em entrevista, ele relembrou o namoro durante o início da vida adulta.
"Eu tinha 20 anos, a gente namorou um mês e pouco. Acho que ela tinha 17, 18 ou 20. Então, tenho lembranças com ela, várias coisas boas. Ela tinha um sorriso inesquecível, a alegria dela impressionava, era uma pessoa que contagiava tudo em mim", destacou.
Fábio ainda contou que Preta foi essencial na sua adaptação no Rio de Janeiro, para onde se mudou para investir na carreira de ator. "Ela foi uma das primeiras pessoas que conheci. Nos primeiros 15 anos, de 1990 até 2005, a gente era muito próximo, e depois eu fui morar em São Paulo. A vida foi levando, mas a gente, vira e mexe, se encontrava", afirmou.
'Mulher transformadora'
Mesmo sem um contato tão próximo com a amiga nos últimos tempos, Fábio não economizou ao enumerar as qualidades dela, a quem ele chamou de "mulher transformadora".
"Ela tinha uma felicidade de ver as coisas, era muito espontânea, autêntica. Enfrentou muita resistência contra a gordofobia e preconceitos. E foi bancando tudo. Sem dúvida, foi uma mulher transformadora, que nos deixando muito cedo, aos 50 anos", lamentou.
"Ela era uma pessoa que gostava muito de viver, isso é uma coisa impressionante. Tinha um amor pela vida que era muito impressionante. Não parava. Imagine o que ela faria com mais de 50 anos pela frente...", completou Fábio.
Nas redes sociais, o ator publicou um vídeo enviado por Preta Gil o elogiando pela participação no clipe da música Proposta, do grupo Gilsons. O vocalista da banda é o único filho da artista, Francisco Gil.
Preta Gil morreu neste domingo, 20, aos 50 anos. A cantora enfrentava uma batalha contra um câncer de intestino desde 2023 e estava em Nova York, nos Estados Unidos, realizando um tratamento experimental para conter o avanço da doença.