Superman completa 80 anos hoje. Por que precisamos dele?

É um pássaro, um avião? O que esse cara é, afinal?

18 abr 2018 - 14h37
(atualizado às 15h13)

Ele voltará a vestir as cuecas por cima das calças na milésima edição da revista Action Comics. A grande mudança no visual do Superman faz parte da comemoração dos 80 anos do personagem que virou sinônimo de super-herói para milhões de fãs ao redor do mundo.

Desde sua primeira aparição, na revista Action Comics #1, em 1938, Kal-El voa pela Terra espalhando sua mensagem de esperança e humanidade. Apesar de não ser filho do nosso planeta, o Kriptoniano é um símbolo máximo da nossa capacidade de se reerguer e recomeçar.

Publicidade
Foto: Action Comics / Reprodução

Precisamos do Superman como um sinal de que a perfeição (que supostamente o herói tem) não é uma realidade, mas sim uma ilusão inalcançável.

O relacionamento de Kal-El com outros heróis não é perfeita, vide a dificuldade em lidar com outro grande ícone da DC, o Batman.

Sua vida amorosa com a repórter Lois Lane é cheia de altos e baixos. Mesmo quando eles passam a ser pais do pequeno Jonathan, nada é perfeito. Há conflitos que só uma criança com poderes poderiam passar e que nem um pai que também tem poderes é capaz de lidar.

A vida de Kal-el sob a alcunha de Clark Kent, no Planeta Diário, não é perfeita. Ele não consegue se destacar como repórter todas as vezes.

Publicidade

Como filho de Martha e Jonathan, nosso herói não é capaz de garantir que todos os dias de seus pais sejam perfeitos.

E sobre seus vilões, não há um dia em que Kal-el não seja perturbado por Lex Luthor, Darkseid, Zod, Brainiac ou até o maldito Mxyzptlk.

Superman não é a garantia de uma vida perfeita, mas é uma poderosa lembrança de que a busca pela paz é um ato heróico. Seu "S" no peito nem sempre foi um símbolo de esperança. No começo era apenas um "S" de "Super". Mas o que é a esperança senão o que nos torna super-heróis, não é?

Em 1938, ao surgir nas páginas de uma revista, o azulão contagiou milhares de americanos para que acreditassem na força de seu país. Nas ondas do rádio, nas telas de cinema e tv ou nos games, o personagem cresceu e foi interpretado de diversas formas. Mas algo ficou inabalável: a supervisão que ele tem, capaz de ver que a humanidade não é uma massa a ser salva. É um trabalho feito individualmente e de forma diferente para cada ser humano.

Foto: DC Comics / Reprodução

E assim o Superman segue sua jornada de esperança, poder e heroísmo. Com ou sem cueca por cima das calças.

Veja também como o Superman clássico está em Injustice 2 Mobile:

Publicidade

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se