Patrocínio

'Yara' reúne atores não profissionais e com seus nomes reais

No novo longa de Abbas Fahdel, tirando o casal central, todos os atores são amadores

22 jan 2019 - 03h11

Abbas Fahdel, diretor de Yara - belíssimo filme que vai se despedindo no Cinesesc -, é o primeiro a admitir que, sem o Vale de Qadisha, no Líbano, seu filme não existiria. "É personagem central, como a própria Yara. Precisava de um lugar assim, ao mesmo tempo belo e impregnado de ressonâncias míticas e religiosas." Yara conta a história dessa garota que vive com a avó. Chega o rapaz, Elias. Iniciam um dos romances mais pudicos do cinema. Ele quer levá-la para a Austrália. Ela gostaria de ir, mas não pode. Tem a avó.

Só isso? Tudo isso, porque Yara é um daqueles filmes em que nada é tudo. O diretor, iraquiano, inspirou-se em dois mestres. Criou Yara a partir das personagens de Luis Buñuel em A Adolescente e de Robert Bresson em Mouchette - A Virgem Possuída e A Grande Testemunha. Embora trabalhe com ficção, tem alma de documentarista. "Tirando o casal central, todos os atores são não profissionais e têm o nome dos personagens. A avó cedeu sua casa, mas não queria aparecer. Demorei a convencê-la."

Publicidade

Fahdel é cria de Robert Flaherty e Abbas Kiarostami, que fizeram sua cabeça de cinéfilo. É um dos mistérios do cinema. "Tinha essa ideia de uma garota isolada com a avó, mas não cheguei a escrever um roteiro detalhado. Tinha anotações, e em geral escrevia a cena e a discutia com o elenco na hora de filmar." 

É um filme sobre o tempo - o vento nas folhas, a água que escorre, os bichos que brincam. A cachorra, os gatos, as galinhas e as cabras. Nesse mundo tão concreto, e tão banal, o amor surge e esvai-se - para sempre? "É um filme feito de observação. Sinto como se estivesse em busca da inocência do cinema primitivo."

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se