Sony revela como foram feitas as gravações do filme "F1", com Brad Pitt

Gravação contou com câmeras únicas e personalizadas vindas diretamente das fábricas da empresa no Japão

17 jul 2025 - 14h04
(atualizado às 14h21)
F1: O Filme estreia no Brasil e é o novo sucesso nas telonas
F1: O Filme estreia no Brasil e é o novo sucesso nas telonas
Foto: Reprodução / Warner Bross

Sucesso de bilheteria, o filme F1, estrelado por Brad Pitt, representou um desafio totalmente novo para a Sony, empresa que produziu as câmeras que gravaram o longa.

Repleto de ação e com muitos takes em alta velocidade, foram necessárias câmeras únicas projetadas, em parceria entre engenheiros das indústrias da Sony, no Japão, e os produtores do filme.

Publicidade

De acordo com a empresa, 25 câmeras modificadas foram utilizadas durante a gravação do filme, sendo 16 delas ao mesmo tempo em algumas cenas.

Evento Sony Image Experience na Japan House, em São Paulo
Foto: Victor Cinzento / Redação Terra

Em um evento realizado nesta quinta-feira, 17, em São Paulo, a empresa japonesa revelou que todas as cenas foram reais, realizadas em movimento nas pistas dos circuitos que integram a Fórmula 1 - ou seja, sem auxílio de montagens ou CGI.

Com os veículos chegando a mais de 300 km/h, e com os cockpits ainda mais apertados que em outras temporadas, algumas versões adaptadas dos modelos de câmera mais avançados da empresa foram colocadas dentro e fora dos veículos.

A Venice 2, que pode desacoplar o sensor na lente, foi colocada próxima ao volante dos carros para capturar aquela visão mais próxima ao capacete e que dá a sensação do que o piloto está sentindo, registrada durante as corridas.

Publicidade
Brad Pitt e Damson Idris estrelam filme sobre a Fórmula 1
Foto: @damsonidris via Instagram / Estadão

Outra versão foi utilizada no exterior do carro, com uma base rotatória comandada à distância pela equipe de filmagem, enquanto o corpo da câmera estava em um compartimento criado na parte de dentro das saídas de ar do carro.

Elas foram responsáveis pelas gravações das imagens em movimento e que davam a sensação de estar no meio do grid.

A mesma tecnologia, em uma versão mais antiga, foi utilizada na gravação do também sucesso de bilheteria Top Gun Maverick.

A Sony é ainda responsável pela gravação dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e da operação de câmeras e parâmetros utilizados no VAR (Assistente de vídeo) do Brasil, tendo parceria com a CBF e outras 12 federações estaduais. 

O evento, chamado de Sony Image Experience, ficará em exposição no primeiro andar da Japan House, na Avenida Paulista, em São Paulo, até a próxima quinta-feira, 24.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações