Os maiores destaques do Festival de Xerém: 7 estados brasileiros aparecem na Mostra Nacional e Especial da Crítica

A 1° edição do Festival de Cinema de Xerém contou com mais de 40 filmes, entre eles, 27 curtas-metragens em competição.

14 mai 2024 - 14h24

Na primeira edição do Festival de Cinema de Xerém, entre os mais de 40 filmes distribuídos em 4 dias de programação, cerca de 27 curtas-metragens disputaram o troféu Zeca Pagodinho, em categorias como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Atriz e Melhor Ator.

Foto: Produtora Equilibrio / Adoro Cinema

Divididos em 4 Mostras competitivas distintas - Cinema Leva Eu, Fluminense e Baixada de Curtas, Nacional de Curtas, e Mostra Especial da Crítica - o últimos dois dias de Festival (10 e 11 de maio) foram dedicados aos filmes de realizadores de 7 estados diferentes do Brasil.

Publicidade

Na Mostra Nacional de Curtas (10), o público pôde conferir 5 filmes de temas diversos e igualmente relevantes. Foram eles: Emerenciana, de Larissa Nepomuceno (PR), Firmina, de Izah Neiva (SP), Ligação Anônima, de Thiago Mendes (SP), Quintal, de Mariana Netto (BA), e Lubrina, de Vinícius Fernandes Gonçalves e Leonardo Vaz Dias Hecht (DF).

Izah Neiva recebendo o troféu Zeca Pagodinho por Firmina.
Foto: Adoro Cinema

De toda a premiação, Firmina, de Izah Neiva, foi o título a levar o maior número de "Zecas de ouro" para casa, 5 ao todo - Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Atriz (Teca Ferreira) e Troféu do Júri Popular. O curta-metragem com protagonismo negro, trata da temática da violência contr…

Leia o artigo em AdoroCinema

"O cinema é uma vocação do brasileiro": Noite de abertura do 1° Festival de Cinema de Xerém empolga público com discurso de Regina Casé

Publicidade

Festival de Xerém: Jovens cineastas da Baixada Fluminense exibem suas obras no 2° dia do evento - conheça os concorrentes ao troféu Zeca Pagodinho

O "Oscar da Baixada": Conheça os vencedores do troféu Zeca Pagodinho, nesta primeira edição do Festival de Cinema de Xerém

Festival de Xerém: Hsu Chien se orgulha de ser uma referência para os jovens cineastas da região - diretor foi um dos grandes homenageados do evento (Entrevista)

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se