Já se passaram 12 anos desde que Peter Jackson dirigiu um longa-metragem de ficção. O cineasta por trás da trilogia O Senhor dos Anéis não assume a direção de um filme narrativo desde O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014) — deixando de lado apenas seus documentários feitos a partir de imagens de arquivo, como Eles Não Envelhecerão (2019) e Get Back (2021), sobre os Beatles.
Em uma rara atualização sobre seu futuro no cinema, o diretor revelou que a morte do diretor de fotografia Andrew Lesnie, em 2015, mudou completamente seu caminho criativo. Lesnie foi parceiro essencial de Jackson desde A Sociedade do Anel e assinou a fotografia de praticamente toda a fase mais celebrada da carreira do cineasta.
"Foi um golpe terrível para mim perder o Andrew", afirmou Jackson em um depoimento exibido antes das sessões da reexibição de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei nos cinemas. Segundo ele, a decisão de se afastar de filmes de ficção não foi consciente, mas emocionalmente inevitável.
Após a morte do cinematógrafo, Jackson se dedicou a projetos que utilizavam material já existente, evitando produções dramáticas que exigiriam a construção de uma nova parceria criativa. "Olhando para trás, percebo que evitei fazer filmes de drama porque isso significaria trabalhar com alguém que não fosse o Andrew. A morte dele mudou meu caminho criativo", confessou.
Andrew Lesnie, cinematógrafo australiano vencedor do Oscar, entrou no universo de O Senhor dos Anéis sem conhecer Jackson pessoalmente. A parceria rapidamente se transformou em uma relação intensa e duradoura. "A relação entre um diretor e seu diretor de fotografia é muito forte. A gente discutia, brigava, mas ele virou como um irmão para mim", relembrou o cineasta. "Então ele teve um ataque cardíaco fulminante e morreu."
Além da trilogia original de O Senhor dos Anéis, Lesnie trabalhou com Jackson em King Kong (2005), Um Olhar do Paraíso (2009) e nos três filmes de O Hobbit. Apesar da longa ausência, Jackson garante que o retorno à ficção é apenas uma questão de tempo. "Eu vou voltar, sim. Esse dia está cada vez mais próximo, mas levou muito tempo para eu chegar até aqui", disse.
Enquanto isso, o diretor revelou recentemente ao Screen Rant que está desenvolvendo três roteiros diferentes. Entre os projetos que ainda despertam a curiosidade dos fãs está a aguardada continuação de As Aventuras de Tintim, sequência do filme dirigido por Steven Spielberg em 2011 e que por anos foi apontada como o próximo passo de Jackson no cinema.
Fonte: World of Reel