Patrocínio

Na Netflix: Um filme "essencial" para compreender uma das páginas mais sombrias da história do século 20

Ambientado em 1933, longa conta a história do jornalista galês Gareth Jones, que procurou mostrar o lado negro do regime de Stalin.

22 mar 2024 - 19h42

O cinema, além de entreter, também serve para compreender melhor o mundo que nos rodeia, incluindo o passado e o presente. Um dos títulos que se enquadra neste sentido é A Sombra de Stalin, filme que foi descrito pelo portal Les Dernières Nouvelles d'Alsace como "essencial" para compreender uma das páginas mais sombrias da história do século 20.

Foto: WestEnd Films / Adoro Cinema

Estamos nos referindo ao Holodomor, termo cunhado na Ucrânia para se referir à fome que devastou o território de 1932 a 1933. Neste período, quase sete milhões de soviéticos morreram de fome durante a última crise em tempos de paz na Europa. Este terrível acontecimento foi consequência de uma política de extrema violência: a imposição do controle político sobre o campo durante o regime de Stalin.

Publicidade

Uma história desconhecida

Foto: Adoro Cinema

O longa dirigido por Agnieszka Holland, estreou em 2020 após passar pelo Festival de Cinema de Berlim e está disponível no Prime Video. Uma mistura entre thriller, filme de espionagem e aula de história, onde o protagonista é Gareth Jones (James Norton), é um jornalista galês que investigou as atrocidades de Stalin durante a coletivização forçada na Ucrânia.

O elenco também conta com Vanessa Kirby no papel de Ada Brooks, repórter do New York Times, além de Peter Sarsgaard e Joseph Mawle. Em entrevista ao Cineuropa, o diretor afirmou que "nunca me pediram para dirigir um filme sobre…

Leia o artigo em AdoroCinema

Dica de streaming: Este filme histórico brilha com imagens grandiosas

Publicidade

No streaming: Um filme épico de guerra de 140 milhões de dólares que até hoje é difícil de superar

Nem Oppenheimer, nem Anatomia de uma Queda: Quais são os dois filmes de 2023 favoritos de Martin Scorsese?

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se