Timothée Chalamet leva o Critics Choice 2026 de melhor ator; Wagner Moura estava na disputa

Ator supera, ainda, nomes como Leonardo DiCaprio e Ethan Hawke

5 jan 2026 - 01h24
(atualizado às 01h45)

O ator Timothée Chalamet, de 30 anos, protagonista do filme Marty Supreme, venceu o Critics Choice Awards de Melhor Ator na noite deste domingo, 4. O artista superou os rivais Leonardo DiCaprio, Joel Edgerton, Ethan Hawke, Michael B. Jordan e o brasileiro Wagner Moura.

Publicidade

Em seu discurso de agradecimento, o ator estava visivelmente nervoso. Após elogiar os demais indicados em sua categoria, Chalamet fez uma declaração de amor para sua namorada, a influenciadora Kylie Jenner.

"Obrigada a minha parceira há três anos. Eu te amo", afirmou o jovem antes de terminar seu discurso. "Não conseguiria fazer isso sem você. Obrigada do fundo do meu coração", finalizou o ator.

Marty Supreme

No filme, Chalamet interpreta Marty Mauser, um talento do tênis de mesa que acredita estar predestinado a cumprir uma missão e, movido por ambição desenfreada, quer alcançar o estrelato. O longa-metragem, um dos principais cotados ao Oscar 2026, chega aos cinemas brasileiros em 8 de janeiro em sessões especiais.

"O tênis de mesa é simplesmente como uma metáfora no filme. A busca de Marty é singular. Ele só quer ser ótimo. Ele não vai aceitar um não como resposta", afirmou o ator em sua última passagem no Brasil, que ocorreu no começo de dezembro do ano passado.

Publicidade

Assim como Marty, Timothée também atravessa uma jornada própria em busca da grandeza. O rapaz persegue sua terceira indicação ao prêmio da Academia após ser aclamado pelas interpretações no drama gay Me Chame Pelo Seu Nome (2017) e na cinebiografia Um Completo Desconhecido (2024), sobre a vida de Bob Dylan.

O Critics Choice é considerado um dos termômetros para o Oscar. Por entregar suas estatuetas logo no início do ano, o evento costuma ditar tendências quanto a possíveis indicados e vencedores da temporada, além de servir como reforço estratégico para os estúdios nas campanhas rumo às premiações maiores.

'O Agente Secreto' vence Critics Choice Awards 2026 de melhor filme de língua estrangeira

O Agente Secreto, longa brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu o prêmio Filme de Língua Estrangeira do Critics Choice Awards 2026. O anúncio foi feito ainda no tapete vermelho, antes de a cerimônia começar oficialmente.

Kleber Mendonça estava sendo entrevistado, falava sobre Wagner Moura, quando foi surpreendido com o anúncio de que seu filme havia ganhado o prêmio, desbancando Foi Apenas um Acidente (França), A Garota Canhota (Taiwan), No Other Choice (Coreia do Sul), Sirat (Espanha) e Belén - Uma História de Injustiça(Argentina).

Publicidade

Apesar da vitória brasileira na categoria de melhor filme estrangeiro, Moura acabou saindo da premiação de mãos vazias. O brasileiro, que vem sendo bastante elogiado pela imprensa internacional, estava concorrendo a dois prêmios —Melhor Ator por seu papel em O Agente Secreto e Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para Televisão por seu papel em Ladrões de Drogas —, mas foi superado por Timothée Chalamet e Owen Cooper, respectivamente.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se