'O Protetor: Capítulo Final' traz o final perfeito para o Robert McCall de Denzel Washington, mas agora o diretor Antoine Fuqua admitiu em entrevista ao Collider que também descartou uma cena alternativa anterior para dar um adeus mais apropriado ao personagem, diferente da nota catártica que merece o caminho de quase dez anos que ele percorreu.
Um novo final... feliz?
O diretor falou sobre algumas das decisões de edição que tomou durante a produção e como cenas que retardaram ou prejudicaram a história acabaram na sala de edição. Ele admitiu que havia um final inicial para o filme que ele não teve dificuldade em reescrever, para que McCall amarrasse as pontas soltas da trama do filme anterior. Um final de redenção e aposentadoria com pessoas em quem ele pode confiar, pessoas que guardarão e protegerão o seu segredo, em uma pequena cidade, participando das comemorações após um jogo de futebol.
Fuqua explicou o momento em que surgiu com um final mais edificante, antes de sua visão alternativa para o militar aposentado:
"Ocorreu-me em algum momento no meio da noite e pensei: 'Mas tivemos um final completamente diferente. Esta é uma celebração do povo, do lugar'. Aquele jogo de futebol foi mais cedo e liguei para meu editor, Conrad Buff, e disse: 'E se colocarmos isso no final, para que ele esteja lá com as pessoas?'"
Fuqua disse que o final que lhe…