Back to Black é um filme biográfico sobre Amy Winehouse e sua ascensão à fama, que foi recebido com ceticismo e cria preocupação numa tentativa de 'reescrever' a história para explorar a tragédia em torno da cantora.
Estreia hoje (16) nos cinemas brasileiros "Back to Black", filme biográfico de Amy Winehouse recebido de forma controversa mundo afora. Sob o comando de Sam Taylor-Johnson, cujo currículo vai de "O Garoto de Liverpool" (2009) a "Cinquenta Tons de Cinza" (2015), o longa promete contar "a história nunca vista antes da ascensão precoce de Amy Winehouse à fama", focando na mulher por trás de um dos álbuns mais lendários da história da música.
Esta não é a primeira vez que a história de Amy é, de alguma forma, traduzida para as telas. Após sua precoce morte em 2011, a trajetória da artista foi eternizada em alguns documentários, dentre os quais se destaca "Amy", lançado em 2015 pelo britânico Asif Kapadia. Vencedor do Oscar de melhor documentário, o filme rodeado de elogios gozou de uma recepção diametralmente oposta à da mais recente obra de ficção, recebida com ceticismo por fãs da saudosa cantora.
Quais são as polêmicas de 'Back to Black'?
A recepção morna da imprensa às primeiras exibições passou longe de ter sido o primeiro baque do filme, que sofreu uma onda de ataques nas redes sociais antes mesmo de o primeiro trailer ser lançado.
Em síntese, o que há por parte dos fãs, antes de qualquer outra coisa, é um grande receio de que o filme seja uma espécie de desculpa para explorar a história de Amy e seus anos turbulentos diante da imprensa. Afinal, trata-se de um intervalo relativamente curto desde sua trágica morte, em 23 de julho de 2011, e existe um temor de que o filme traga de volta à tona o sensacionalismo com o qual a história de Amy foi amplamente tratada.
Desde que as primeiras fotos da atriz Marisa Abela caracterizada para a personagem começaram a circular em websites e publicações nas redes sociais, a impressão geral é que o temor dos fãs estava se confirmando. Uma imagem específica mostrava a atriz com o cabelo desgrenhado em um parque, segurando uma garrafa de bebida nas mãos, e a cena imediatamente evocou imagens de Winehouse amplamente exploradas por tabloides e paparazzi na época do auge de seus problemas com álcool e drogas.
Apesar de serem elementos que inegavelmente fizeram parte da vida de Amy, aqui é necessário ponderar que muitas das preocupações demonstradas por fãs e pelo público vêm na esteira de debates que tomaram a mídia nos últimos anos, sobretudo considerando o documentário "Framing Britney Spears", que contou em primeira mão o quanto a perseguição de fotógrafos foi debilitante para sua saúde mental.
Diante disso, o desafio em "Back to Black" seria trazer elementos da vida de Amy que já não tenham sido gravados na memória do público. O crítico Rogan Graham, do site Little White Lies, descreve a Amy Winehouse do filme como "uma drogada sem amigos e uma piada de tabloides", sedimentando ainda mais os temores iniciais.
Com tudo isso, talvez o que mais explique tanta incerteza ao redor do material seja o envolvimento de Mitch Winehouse, pai da cantora e figura controversa entre os fãs.
A participação de Mitchell na produção levantou preocupações de que o homem poderia tentar "reescrever" a história da filha e sua própria participação na mesma. No documentário de 2015, Kapadia mostra Mitch como uma figura exploratória, e muitos acreditam até hoje que ele usava a fama da filha a seu próprio favor, até mesmo forçando que ela continuasse a trabalhar para o próprio benefício.
Embora o próprio Mitch já tenha reconhecido algumas vezes que sua relação com a imprensa era eventualmente problemática, ele nega ter explorado a filha. Segundo relatos, ele é retratado no filme como uma pessoa que apoiava os sonhos e anseios de Amy, enquanto momentos polêmicos de sua própria relação com a imprensa são deixados de lado.
"Ambos se aproveitaram de Amy e não voltaram para a vida dela até ela se tornar super rica e famosa", escreveu uma pessoa há dois anos em um fórum, sobre Mitch e Blake Fielder-Civil. "Eles são parecidos. Mitch é a razão por que ela não ia para a reabilitação, e Blake a levou para um buraco mais fundo. Amy os amava tanto que eles foram parte de sua destruição."
Quem está em 'Back to Black'?
Segundo a sinopse oficial, "Back to Black" conta a história nunca vista antes da ascensão precoce de Amy Winehouse à fama e do lançamento de seu inovador álbum de estúdio, 'Back to Black'. Contado a partir da perspectiva de Amy, o filme traz um olhar sem apologias da mulher por trás do fenômeno e do relacionamento que inspirou um dos álbuns mais lendários de todos os tempos.
Além de Marisa Abela ("Industry") interpretando a protagonista, o file traz Jack O'Connell ("Ferrari") no papel de Blake, Eddie Marsan ("Esquema de Risco") como Mitch e Juliet Cowan interpretando Janis, mãe de Amy.