Patrocínio

60 anos após lançamento, Mary Poppins tem classificação alterada por linguagem discriminatória

O Reino Unido alterou a recomendação de idade para o filme clássico de Walt Disney.

22 mar 2024 - 22h51
(atualizado em 26/3/2024 às 14h54)

Embora a utilidade dessas escalas seja, no mínimo, questionável, é curioso que se tenha decidido alterar a classificação etária de um filme 60 anos após seu lançamento: o comitê britânico BBFG decidiu que Mary Poppins não será mais classificado como "para todas as idades".

Foto: Walt Disney Pictures / Adoro Cinema
Se Walt Disney levantasse do túmulo, provavelmente torceria o nariz ao descobrir a notícia. A decisão foi tomada pelo BBFG (British Board of Film Classification), organização responsável pela classificação do conteúdo audiovisual criado no Reino Unido.

O BBFG decidiu mudar a recomendação de idade do filme, que até agora era U (como o nosso Livre, o que significa que não contém nada nocivo ou ofensivo), para PG (recomendado para exibição com alguma orientação dos pais) devido ao uso de "linguagem discriminatória".

Publicidade

Linguagem discriminatória em Mary Poppins

Especificamente, eles se referem à palavra Hottentot, um termo pejorativo usado pelos colonizadores holandeses para zombar dos Khoikhoi, um grupo étnico formado pelos primeiros habitantes do sul da África, e mais tarde usado para se referir aos negros em geral.

No filme, é o Almirante Boom que usa essa palavra em duas ocasiões: em uma cena em que pergunta a Michael sobre seus planos ("Are you going to fight the Hottentots or look for hidden treasure?") e na sequência em que ele observa o número de limpadores de chaminés e acredita que eles são uma ameaça ("The Hottentots are going to attack us! Let's give those devils their due").

Leia o artigo em AdoroCinema

Para ver em família no streaming: Um dos maiores clássicos da Disney foi criticado na estreia, mas ganhou uma merecida chance depois

Publicidade

"Não serei cúmplice disso": Ao descobrir o final deste clássico da Disney, um rockstar famoso obrigou o estúdio a mudar seus planos

Pause 101 Dálmatas neste exato minuto para ver um detalhe "estranho": Criadores do clássico da Disney erraram ou foi proposital?

Novo filme da Disney tem mais de 100 easter eggs homenageando clássicos do estúdio (Entrevista)

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações