Patrocínio

6 filmes que retratam o universo jornalístico

Produções abordam a rotina corrida das redações jornalísticas e os desafios por trás de grandes investigações

23 out 2020 - 09h00
(atualizado às 09h33)

Um dos temas preferidos de Hollywood, o jornalismo foi retratado em dezenas de filmes e séries ao longo da história - seja relembrando casos reais de reportagens investigativas, seja em dramas cheios de ação e suspense.

Cena do filme "Conspiração e poder" (2015), com Cate Blanchett e Robert Redford.
Cena do filme "Conspiração e poder" (2015), com Cate Blanchett e Robert Redford.
Foto: Divulgação/Warner Bros

Em 2016, um filme sobre uma investigação jornalística levou até mesmo as estatuetas do Oscar de melhor filme e melhor roteiro original. Em Spotlight, repórteres do Boston Globe denunciaram uma série de abusos sexuais dentro da Igreja Católica, o que acabou iniciando uma onda de revelações pelo mundo todo.

Publicidade

Esse poder de transformar (ou arruinar) vidas, como se sabe, é um prato cheio para o cinema. Nas dicas culturais desta semana, o Terra selecionou seis filmes que abordam esse universo e relembram casos reais que influenciaram o modo de fazer jornalismo.

Confira:

O caso Richard Jewell (Looke)

O guarda de segurança americano Richard Jewell salva milhares de vidas de uma bomba que explodiu nas Olimpíadas de 1996, mas é difamado por jornalistas e pela imprensa que falsamente relataram que ele era um terrorista.

Publicidade

Conspiração e poder (Amazon)

Jornalistas da CBS têm seu trabalho posto em xeque após a publicação de uma reportagem controversa sobre o serviço militar do presidente Bush.

The Post (Netflix)

O The Washington Post enfrenta um dilema quando o jornal concorrente denuncia uma conspiração de décadas envolvendo o presidente dos EUA.

"The Post" (2017), dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Meryl Streep e Tom Hanks
Foto: Divulgação/Universal Pictures

A vida pela notícia (Netflix)

Buscando respostas após o acidente que mudou sua vida no Afeganistão, em 2012, o cineasta Hernán Zin entrevista repórteres de guerra sobre os danos pessoais da profissão.

Todos os Homens do Presidente (Looke)

Publicidade

O que era para ser uma matéria sobre uma invasão na sede do Partido Democrata se transforma no escândalo de Watergate, que culmina na renúncia do presidente Nixon.

Spotlight (Youtube)

Filme conta a história de uma investigação do Boston Globe que expôs abusos sexuais na Igreja Católica, iniciando uma onda de revelações pelo mundo todo.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações