Um grupo de policiais militares foram flagrados agredindo um homem, na tarde desta terça-feira, 17, na dirpersão de um megabloco no Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. As imagens mostram ao menos cinco PMs em cima da vítima, que posteriormente teria sido identificada como membro das Forças Armadas.
O caso teria ocorrido ao lado de uma torre de vigilância na Avenida Pedro Álvares Cabral. No vídeo, é possível ver o homem levando golpes de cacetete e sendo jogado contra o chão durante a confusão, enquanto a pessoa que filma grita ‘não pode’ repetidas vezes.
Em determinado momento, um dos agentes aplica um golpe de ‘mata-leão’. A vítima tenta se desvencilhar, até que desmaia. Depois, ele é colocado no solo e, quando desperta, parece ser algemado. A cena é acompanhada por testemunhas em desespero.
Questionada sobre o caso, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo afirmou ao Terra que ele foi detido após desacatar e agredir policiais militares que faziam o patrulhamento no local. “O rapaz, posteriormente identificado como integrante das Forças Armadas, ofendeu verbalmente os agentes, se negou a apresentar documento de identificação e investiu fisicamente contra a equipe”, declarou a pasta.
Ainda segundo a SSP, técnicas de contenção e algemas foram utilizadas para “resguardar a integridade da equipe e do próprio abordado”. Ele foi conduzido ao 27º Distrito Policial e a Polícia do Exército foi comunicada sobre o caso, tomando as medidas cabíveis.
Por fim, a Secretaria afirmou que “não compactua com excessos ou desvios de conduta de seus agentes e informa que as imagens são devidamente analisadas”.
A reportagem solicitou ao Exército Brasileiro mais informações sobre o caso, mas não teve retorno até momento.