RJ: São Clemente abre o Carnaval carioca; confira a agenda

6 mar 2011 - 17h43
(atualizado às 18h46)

Neste domingo é a vez das escolas do grupo especial do Rio de Janeiro sambarem na avenida. No primeiro dia de desfiles do Carnaval carioca, seis agremiações terão entre 65 e 82 minutos para encantar os jurados e o público. A competição este ano não terá rebaixados para o grupo de acesso, por conta dos incêndios na Cidade do Samba.

Homem carrega escada durante os últimos preparativos para o Carnaval no sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro
Homem carrega escada durante os últimos preparativos para o Carnaval no sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

A primeira escola a entrar na Sapucaí, às 21h00, é a São Clemente. O tema escolhido não poderia ser melhor para a abertura, o Rio de Janeiro. O samba-enredo do carnavelesco Fábio Ricardo é O seu, o meu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza.

Publicidade

Em seguida, às 22h05, é a vez da Imperatriz Leopoldinense levantar o público no sambódromo, novamente com um tema que tem tudo a ver com o Carnaval: o samba. O samba-enredo do carnvalesco Max Lopes, vai contar a história de como as civilizações buscavam a cura, até chegar ao povo brasileiro que encontrou no samba a solução para os problemas: A Imperatriz adverte: sambar faz bem à saúde.

Às 23h10 entra para desfilar a terceira escola, que também terá o Rio no enredo. A Portela vai homenagear o centenário do Porto do Rio de Janeiro. O tema do carnavalesco Roberto Szaniecki é Rio, azul da cor do mar.

A campeã em 2010 entra na Sapucaí às 00h15. Querendo repetir a performance do ano passado quando encantou o público com efeitos visuais, a Unidos da Tijuca vem com o tema Esta noite levarei sua alma, do carnavalesco Paulo Barros, sobre os medos do cinema.

A quinta escola a desfilar é a Vila Isabel, à 1h20. A agremiação vai falar sobre o cabelo com o tema , da carnavalesca Rosa Magalhães.

Fechando a primeira noite do Carnaval carioca, às 2h25, é a vez da Mangueira. A escola fará uma homenagem a um de seus membros mais ilustres, Nelson Cavaquinho. O tema dos carnavalescos Mauro Quintaes e Wagner Gonçalves é O filho fiel, sempre Mangueira.

Publicidade

Ingressos

De acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), os ingressos para este domingo e segunda-feira estão esgotados. As bilheterias reabrem na quarta-feira para a venda de entradas para o desfile das campeãs, que acontece no sábado, dia 12.

Terra acompanha os desfiles

A partir deste domingo, a equipe do portal Terra acompanha os desfiles do Grupo Especial, direto da Marquês de Sapucaí, e as apurações que consagrarão as campeãs na capital.

Além dos desfiles, levamos aos internautas todos os detalhes e bastidores do camarote Nº1, que tradicionalmente recebe centenas de celebridades nacionais e internacionais. No Rio, o Terra é, pelo segundo ano consecutivo, o portal oficial do camarote mais famoso da Sapucaí.

Publicidade

Quem quiser acompanhar a folia de casa ainda vai ter acesso ao minuto a minuto, que terá detalhes sobre a apresentação de cada uma das escolas do Grupo Especial com informações em tempo real. Depois dos desfiles o Carnaval não termina para o portal que acompanha as apurações no Rio e em São Paulo, e em seguida as festas nas agremiações vencedoras.

Carnaval no Terra

O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina.

O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo.

Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2011.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se