Com Paulo Barros e Claudia Leitte, Mocidade levanta Sapucaí

16 fev 2015 - 02h25
(atualizado às 02h32)

Não tem jeito. Paulo Barros é Paulo Barros. Após ganhar fama na Unidos da Tijuca, o carnavalesco, que divide opiniões com suas "invencionices", estreou na Mocidade Independente de Padre Miguel e, como de praxe, empolgou a Sapucaí com fantasias e carros alegóricos surpreendentes. Sob incessante chuva, não faltaram surpresas na apresentação da escola, que foi a terceira a desfilar neste domingo, primeiro dia do Carnaval do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Ah, a Mocidade teve também Claudia Leitte estreando no Rio logo como Rainha da Bateria!

O enredo foi utópico e deixou a mente do carnavalesco ir longe (ás vezes até demais): “se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria se só te restasse um dia?” foi a frase que veio logo no carro abre-alas e convidou o público a acompanhar diversas possibilidade ao longo de quase uma hora e 20 minutos de desfile.

Publicidade

Todas as alas vinham com uma placa na frente mostrando ao público inúmeras opções – muitas até exageradas apenas para aumentar a capacidade da escola e estendendo o enredo. O samba-enredo não empolgou muito, mas a escola brilhou com detalhismo em alegorias e fantasias que empolgaram o público na passarela do samba. O carnavalesco, mais uma vez, tirou a folia carioca da mesmice e ouviu gritos de "é campeão" ao fim do desfile.

Olha o que teve de mais legal no desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel:

Paulo Barros, o Neymar do Carnaval

A Mocidade veio para o Carnaval de 2015 com bala na agulha: campeão de três dos últimos cinco carnavais com a Unidos da Tijuca, o carnavalesco Paulo Barros, maior nome da atualidade e que desperta sentimentos distintos do grande público, trocou de escola e foi contratado para organizar o desfile da agremiação de Padre Miguel. Suas maluquices e invencionices estiveram presentes na apresentação, é claro. O profissional é tão forte que o nome dele foi primeiro lugar dos trending topics do Twitter durante a apresentação, superando a própria escola. Veja alguns abaixo:

Publicidade

Arrasa, Claudia Leitte!

<p>Cláudia Leitte esteve à frente da bateria da Mocidade</p>
Cláudia Leitte esteve à frente da bateria da Mocidade
Foto: Rudy Trindade / Frame

Não foi só nos bastidores que a Mocidade Independente de Padre Miguel se reforçou. Logo à frente da bateria, a cantora Claudia Leitte estreou com uma honra gigante no Carnaval do Rio de Janeiro: foi Rainha de Bateria da agremiação. Pois é, a beldade trocou os blocos e o axé baiano pela Sapucaí por uma noite e não deixou a desejar. A aguardada apresentação da linda cantora encantou o sambódromo com samba no pé e os rebolados tradicionais da Claudinha. Em muitos momentos, contudo, ela mais cantou do que sambou na avenida e dividiu opiniões. A fantasia de sol também não foi perdoada pela internet. Confira tweets:

Mestre sala e porta-bandeira à frente da comissão de frente?

Comissão de frente da Mocidade pega fogo no meio do desfile.
Foto: Ide Gomes / Frame

A Mocidade levou para a Sapucaí uma situação inusitada: o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diogo Jesus e Lúcia Nobre, vieram à frente da comissão de frente, que por regulamento abre os desfiles. Houve votação das escolas, que permitiram a exceção. De fato, o casal fez parte da comissão em muitos momentos: no meio do desfile, em um dos pontos altos da apresentação, a comissão de frente, que representava um meteoro, “pegou fogo” com o mestre-sala e a porta-bandeira – as roupas realmente entraram rapidamente em chamas e o efeito não foi estragado pela chuva.

Fantasias inovadoras

Mocidade cantou o "fim do mundo" na Sapucaí
Foto: Ide Gomes / Frame

A Mocidade levou fantasias diferentes e inovadoras para a Sapucaí. Com detalhismo extremo, teve ala com tamanho requinte que contava até com rodinhas para os componentes conseguirem desfilar. Outras alas coreografadas tinham integrantes carregando faixas pela avenida – uma simulou uma corrida de cavaleiros e outra surfistas em um“mar” criado do nada. A bateria apareceu com um cronômetro no chapéu, que contava o tempo para o fim do desfile – houve um problema com o objeto e o relógio marcou contagem quase 10 minutos diferente da oficial. Em determinado momento, os instrumentos dos ritmistas começaram a piscar nas cores da escola. Show!

Publicidade

É cada alegoria...

Carros da Mocidade surpreenderam público
Foto: Vanderlei Almeida / AFP

O desfile do famoso carnavalesco é coisa de louco. Um dos carros trazia várias cabeças abertas com pessoas coreografando dentro. Até aí tudo bem. Mas não é que no meio do desfile, após um botão ser acionado, as cabeças começaram a girar de ponta-cabeça com os integrantes dentro? Parecia brinquedo de parque de diversões. Tudo muito combinado e ensaiado, é claro!

E o abre-alas, então? Moderníssimo, contou com um telão na frente que convidava o público a interagir com o desfile exibindo uma frase relacionada ao enredo em português e inglês: “se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria se só te restasse um dia?”.

Com Paulo Barros já apresentou em outros anos, coreógrafos eram parte integrante dos carros com ações que misturavam a máquina e o ser humano. As “alegorias humanas” ainda eram recheadas de tecnologia, seja telões de LEDs ou trilhos em movimento. Ah, diga-se de passagem, um carro chamado “andar pelado na chuva” contou com vários integrantes completamente nus. Isso mesmo, pelados. Outro teve casais em uma cama com edredom na vertical: homem com mulher, homem com homem, mulher com mulher, trios... Todos deixaram o preconceito longe da Sapucaí!

Baiana sofre queda durante o desfile

O escorregadio piso da Sapucaí com a chuva prejudicou uma das baianas. Durante o desfile, uma das componentes da ala caiu e precisou ser socorrida, já que não conseguia se levantar por causa do peso da fantasia. 

Publicidade

Conheça as Rainhas de Bateria do Carnaval 2015

Famosas no Carnaval 2015: Seios, bumbum e pernas: De quem é a parte do corpo?

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações