BH teve um caso de violência contra mulher a cada 42 minutos

9 mar 2017 - 16h43
Foto: iStock

A Polícia Civil de Minas Gerais divulgou hoje (9) um levantamento dos casos de violência contra mulheres no carnaval de Belo Horizonte. Durante os seis dias da folia, entre a sexta-feira e Quarta-feira de Cinzas foram registradas 205 ocorrências. Isto significa que houve uma vítima a cada 42 minutos de folia.

Foram 150 casos de agressão e 46 de lesão corporal. As nove ocorrências restantes envolveram estupro, estupro de vulnerável e outras infrações contra a dignidade sexual.

Publicidade

Os números apontam para uma realidade diferente da que foi apresentada pelo secretário municipal de Segurança Pública e Prevenção, Cláudio Beato, durante coletiva de balanço da prefeitura da capital mineira. "Tivemos apenas uma ocorrência mais notável de crime de gênero, e o acusado está tendo que se explicar hoje na delegacia. O trabalho das forças de segurança foi muito positivo. Mas não foi só ele. A sociedade também estava mobilizada e preparada para lidar com este tipo de ocorrência", disse.

Ele se referia ao caso que ganhou destaque na imprensa em que uma mulher foi assediada e recebeu uma cabeçada no nariz. A vítima e testemunhas reconheceram e identificaram o agressor em fotos nas redes sociais. O caso está em investigação, por meio de inquérito aberto pela Polícia Civil. O homem prestou depoimento na semana passada.

O combate ao assédio havia sido tema de uma campanha e uma marchinha lançada por foliãs de Belo Horizonte. A iniciativa contou com o apoio de cerca de 30 blocos, além de entidades como o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

Apesar do grande número de ocorrências neste carnaval, houve uma queda de 12,76% em comparação com a folia do ano passado. Em 2016, foram 235 casos.

Publicidade
Mulheres brasileiras saem às ruas em defesa de seus direitos
Video Player
Agência Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se