O Carnaval 2026 do Grupo Especial do Rio de Janeiro prossegue nesta segunda-feira (16) com o desfile de mais quatro escolas a partir das 22h. Entre elas, a Beija-Flor, atual campeã após título muito contestado na web e maior vencedora da era Sambódromo, inaugurado em 1984.
No domingo, desfilaram, em ordem, a Acadêmicos de Niterói - que não contou com as presenças de Lula e Janja no enredo em homenagem ao presidente -, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira. A apuração do Grupo Especial está marcada para quarta-feira (18) às 16h na Cidade do Samba.
Veja abaixo a ordem dos desfiles desta noite, quem pisa na Sapucaí e quais são os enredos.
1ª - Mocidade Independente de Padre Miguel, 22h
A verde e branca da Zona Oeste após ficar em penúltimo lugar em 2025 leva para a Sapucaí o enredo "Rita Lee: A Padroeira da Liberdade", do carnavalesco campeão Renato Lage. Com seis títulos na elite - o último em 2017 -, a Mocidade recorda as várias faces de Rita Lee e sua importância além do cenário musical.
Seja como ativista, feminista ou na defesa dos animais. Mel Lisboa vai representar a cantora e compositora morta em 2023, aos 75 anos, no enredo "Rita Lee: A Padroeira da Liberdade", que passa ainda pelo grupo Os Mutantes e a prisão da artista ao enfrentar a censura.
2ª - Beija-Flor de Nilópolis, entre 23h20 e 23h30
Campeã em 2025, com 15 títulos no Grupo Especial, sendo 10 de 1984 para cá, a azul e branca canta o enredo "Bembé", a respeito da festa em Santo Amaro (Bahia), considerada a maio...
Matérias relacionadas