Bill Wyman volta aos Rolling Stones em homenagem a Charlie Watts

10 jun 2023 - 20h08
(atualizado às 20h14)
Foto: Instagram/The Rolling Stones / Pipoca Moderna

O baixista Bill Wyman está de volta aos Rolling Stones, mais de 30 anos após sua saída da famosa banda de rock'n'roll. O músico de 86 anos aceitou participar da gravação de uma música no próximo álbum dos Stones, em uma homenagem ao falecido baterista da banda, Charlie Watts, que morreu em agosto de 2021. Watts também está na gravação, por meio de um registro antigo de estúdio.

Wyman aceitou o convite de Mick Jagger para participar das sessões de gravação em Los Angeles, após recusar vários apelos para voltar à banda. O nome da faixa em que o baixista vai se juntar ao cantor e aos guitarristas Keith Richards e Ron Wood ainda não foi divulgado.

Publicidade

"Bill não via a banda junta há anos, mas sempre amou Charlie. Este disco é realmente uma homenagem a Charlie, então ele não poderia dizer não", disse uma fonte próxima da banda ao jornal britânico The Sun.

 
Bill Wyman não queria mais tocar com os Stones

A separação de Wyman e os Stones não foi pacífica. O músico revelou que os colegas queriam que ele permanecesse na banda, e ficaram irritados quando ele se recusou. Os demais Stones chegaram a acreditar que era só um tempo e que ele voltaria. "Eles deixaram a porta aberta para mim por dois anos. Charlie e Mick telefonaram e perguntaram: 'Você não está realmente saindo, está? Você repensou?' Então, quando chegou a hora de eles fazerem a turnê '94/'95 (Voodoo Lounge), eles tiveram que tomar uma decisão final.

"Mick e Charlie vieram e passaram a noite comigo, tentando me convencer a ficar na banda. Eu me arrependi de não voltar? De jeito nenhum", afirmou ele.

Publicidade

 
Baixista se achava excluído na banda

O baixista original dos Rolling Stones deixou a banda em 1993. Wyman citou várias razões para sua saída, incluindo o desejo de passar mais tempo com sua família e a sensação de estar à margem do resto da banda. Em entrevistas posteriores, ele descreveu a dinâmica dentro da banda como sendo dominada principalmente por Mick Jagger e Keith Richards, o que pode ter contribuído para a sensação de se sentir excluído.

Wyman também mencionou que a intensidade das turnês e a vida na estrada estavam afetando negativamente sua saúde e bem-estar. Após a saída da banda, Wyman se concentrou em outros projetos musicais e de arte, incluindo sua própria banda, Bill Wyman's Rhythm Kings. Ele também passou um tempo considerável pesquisando e escrevendo sobre a história dos Rolling Stones.

Deve-se notar que, embora tenha deixado a banda oficialmente, Wyman se juntou aos Stones para algumas performances desde a sua saída, a mais notável delas foi o concerto comemorativo do 50º aniversário da banda em Londres, em 2012.

 
Disco também terá Beatles

Anteriormente, foi divulgado que Paul McCartney e Ringo Starr, os dois Beatles sobreviventes, também estavam participando das gravações do disco.

O projeto está sendo produzido pelo vencedor do Grammy Andrew Watt. Depois de trabalhar com Ozzy Osbourne, o produtor tornou-se o favorito dos artistas de rock veteranos, apesar de ter uma discografia mais voltada para o pop. Ele já produziu sucessos de cantores como Justin Bieber, Dua Lipa, Miley Cyrus e Sam Smith. Mas também está envolvido na produção do novo disco do Pearl Jam - após produzir o álbum solo de Eddie Vedder.

Publicidade

Espera-se que o disco, ainda seja título, seja lançado no outono britânico (nossa primavera). Será o primeiro álbum dos Stones desde o premiado disco de covers "Blue & Lonesome" em 2016, e o primeiro com material original desde "A Bigger Bang" em 2005.

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se