Itália recebe 2026 com programações especiais no calendário

Ano será marcado por grandes efemérides e importantes atividades esportivas

13 jan 2026 - 14h48
(atualizado às 15h10)

A Itália recebe 2026 com programações especiais em seu calendário anual na música, literatura, esportes e outras celebrações, devido, principalmente, a grandes efemérides.

Parque do Pinóquio na Toscana é opção de tour no ano que celebra os 200 anos de seu autor
Parque do Pinóquio na Toscana é opção de tour no ano que celebra os 200 anos de seu autor
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Ainda neste mês de janeiro, a província de Parma, na Emilia-Romagna, relembrará no dia 27, os 125 anos da morte do compositor Giuseppe Verdi, considerado um dos mais influentes da música clássica no século 19. Além dos diversos concertos locais, a data é uma ótima ocasião para conhecer a cidade de Roncole Verdi, sua terra natal.

Publicidade

Entre 6 e 22 de fevereiro, o país receberá os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina. Mais de 3,5 mil atletas de 93 países competirão por 195 medalhas. O evento será realizado em Milão, Bormio e Livigno, na Lombardia; Cortina d'Ampezzo e Verona, no Vêneto; e Anterselva, Predazzo e Tesero, no Trentino-Alto Ádige.

O Estádio San Siro, em Milão, sediará a cerimônia de abertura em 6 de fevereiro, enquanto a Arena de Verona receberá a cerimônia de encerramento no dia 22 do mesmo mês, além da abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno em 6 de março, que serão finalizados no Estádio de Gelo de Cortina em 15 de março.

Em 2 de junho, a Itália celebrará os 80 anos da República, nascida do referendo institucional de 1946. Numerosas iniciativas estão sendo preparadas para a ocasião, tendo em vista os valores e princípios fundamentais que inspiraram a Constituição italiana.

A efeméride será também uma oportunidade para descobrir (ou redescobrir) os edifícios históricos da República em Roma: o Quirinale, residência oficial do presidente do país; o Montecitorio, que abriga a Câmara dos Deputados; o Madama, sede do Senado; ou o Viminale, que recebe o Ministério do Interior.

Publicidade

Tendo em vista os 800 anos da morte de São Francisco em 3 de outubro, o país será tomado por mostras, eventos e itinerários dedicados ao santo italiano, um dos mais populares do catolicismo. As atividades se concentrarão principalmente nas regiões ligadas a Francisco em vida, como Úmbria, sua terra natal, assim como Lazio e Toscana.

Já novembro celebrará os 200 anos de nascimento do escritor toscano Carlo Collodi, no dia 24. Além de iniciativas dedicadas a homenagear o autor das "Aventuras de Pinóquio", uma boa pedida é visitar o parque literário que leva o nome do famoso personagem em Collodi, província de Pistoia, na Toscana. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se