Espaço Cultural Reii Tupinambá faz evento musical gratuito

O evento, totalmente gratuito, aconteceu no último sábado, 07 de agosto, no Beco do Cariri, território periférico da zona norte do Recife

12 ago 2022 - 10h59
(atualizado às 10h59)
Flyer do evento.
Flyer do evento.
Foto: Divulgação.

Além de ser um festejo da tradição popular pernambucana, o Coco Mestre Zé do Beco, carrega a identidade a religião. Considerado um culto voltado para a ancestralidade, que faz reverência ao Mestre do Beco, inspirado na entidade religiosa da Jurema Sagrada, ritual sagrado, no qual é cultuado com uma bebida preparada com a raiz da árvore da Jurema.

Ana Paula Santana, idealizadora do Coco Mestre Zé do Beco, está imersa no cenário cultural pernambucano, há 37 anos. Ana Paula é dançarina, coreógrafa, produtora cultural e mulher negra quilombola naturalizada em Pernambuco.

Publicidade
Ana Paula Santana, idealizadora do Coco Mestre Zé do Beco.
Foto: Arquivo Pessoal.

Atualmente é coreógrafa do Grupo Sagração Negra, que se apresenta no espetáculo Paixão de Cristo em Nova Jerusalém e já trabalhou, pelo Sesc Piedade, no projeto Artes nas Comunidades, Ana paula foi representante da cultura negra no Conselho Estadual de Cultura de Patrimônio de Pernambuco, assessora da Secretaria Especial de Cultura e bailarina do grupo Arraial comandado pelo Mestre e Escritor Ariano Suassuna integrando o elenco das principais aulas-espetáculos como NAU, Romançário, Tributo a Capiba, Chamado ao Piano.

O projeto tem o objetivo de reunir os fazedores de cultura das comunidades adjacentes para promover oficinas de criação, com intuito de compartilhar, acolher e amparar, através da educação social junto à música e dança, e contará com as apresentações do Coco Mestre Zé do Beco, Afoxé Povo de Ogunté, originário do Terreiro de Pai Adão, do bairro de Água Fria. Grupo X, Isaar França, cantora e artista popular em trajetória solo desde 2006 e o Maestro Forró, regente da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações