Cada vez mais perto do lançamento, o novo Volkswagen Polo foi flagrado novamente em testes no Brasil. Previsto para estrear no terceiro trimestre deste ano, o hatch compacto teve novas imagens publicadas pelo perfil Mentiras Automotivas no Instagram (@mentirasautomotivas), e são de autoria de Arthur Grolla. Um dos lançamentos mais aguardados de 2022, o novo Polo brasileiro terá novidades por dentro e por fora.
Por fora, a versão brasileira do modelo deve acompanhar parte das mudanças do Polo europeu, que tem visual inspirado na oitava geração do Golf. Na dianteira, os faróis terão contornos irregulares e nova assinatura visual em LED, enquanto a grade terá uma barra horizontal luminosa em algumas versões. Os para-choques também são novos, e terão novas entradas de ar com design inspirado no Golf.
Na lateral, a única novidade devem ser novas opções de rodas de liga-leve nas versões mais caras e calotas com novo design nas opções de entrada. Já na traseira, o flagra divulgado nesta semana praticamente confirma os rumores de que o novo Polo brasileiro deve seguir um caminho diferente do hatch europeu, que ganhou novas lanternas de led que invadem a tampa do porta-malas.
Nas imagens divulgadas, é possível perceber que o novo Polo brasileiro deve manter as peças com formato atual, ganhando apenas novos elementos internos e disposição de luzes diferentes. Com isso, a tampa do porta-malas será a mesma do modelo vendido atualmente. Apesar disso, o hatch nacional deve ganhar o mesmo para-choque do Polo europeu, que conta com um aplique que simula saídas duplas de escapamento.
Além disso, outra novidade será a aplicação do nome do carro, que passa a ser localizado abaixo do novo logotipo da Volkswagen, de forma centralizada. Por dentro, rumores indicam que o Polo reestilizado pode ganhar novos materiais de acabamento mais refinados, com superfícies sensíveis ao toque. Além disso, o modelo ganhará o mesmo volante do Nivus e painel de instrumentos digital em todas as versões.
As versões de entrada devem trazer tela de 8’’. Já as topo de linha continuam com o Active Info Display, que tem tela de 10,25”. A central multimídia será a VW Play de 10,1’’, que deve ganhar novos recursos de conectividade. Em relação aos itens de segurança, o novo Volkswagen Polo vai ganhar airbags de cortina, além de piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência de série. Todos esses itens já são oferecidos no Nivus e T-Cross, que derivam do hatch.
Sob o capô, o novo Volkswagen Polo deve manter os atuais motores 1.0 TSI de 128 cv e o 1.4 TSI de 150 cv, sempre com câmbio automático de 6 marchas. De acordo com informações do site Mobiauto, as versões de entrada do hatch também podem trazer o 1.0 turbo com uma programação semelhante à que era oferecida no finado Up. No hatch, o motor oferecia até 105 cv de potência e 165 Nm de torque. Essa versão poderia contar com câmbio manual de 5 marchas e faria até 17 km/l com gasolina na estrada.
Já o atual motor 1.0 flex aspirado de 84 cv deve ser exclusivo do ainda inédito Polo Track, que deve chegar ao mercado até o início do ano que vem. Com o fim da produção do Gol previsto para o quarto trimestre deste ano, o Polo Track será carro mais em conta da montadora alemã no Brasil. Ele será uma versão simplificada do Polo atual, com algumas diferenças pontuais de design.
Caso a falta de semicondutores não adie novamente os planos da Volkswagen, o novo Polo deve estrear ao mercado em meados de julho ou agosto. Junto dele ou alguns meses depois, também chegará o novo sedã Virtus, que terá design diferente do hatch. Na dianteira, o novo sedã deve trazer os faróis de LED do Nivus, assim como uma grade frontal menor. As mudanças devem seguir parte do design apresentado na Índia em março deste ano.