Novo Citroën C3 2023 terá câmbio automático no Brasil

Segundo episódio da websérie do novo Citroën C3 2023 revela que nova geração do hatch terá multimídia de 10'' e opção de câmbio automático

26 mai 2022 - 19h18
Novo Citroën C3 já rodou mais de 1 milhão de km em testes
Novo Citroën C3 já rodou mais de 1 milhão de km em testes
Foto: Stellantis

Enquanto o novo Citroën C3 não chega ao mercado, a montadora francesa aproveita para revelar mais alguns detalhes da nova geração do hatch. Nesta quinta-feira (26), a Citroën divulgou o segundo episódio da websérie sobre o modelo, e deixou escapar que o hatch terá a opção de câmbio automático. Ainda sem data certa de lançamento, o novo Citroën C3 pode chegar oficialmente ao mercado ainda no primeiro semestre deste ano. 

Apesar do curto vídeo divulgado pela Citroën não revelar muitos detalhes sobre o novo C3, é possível perceber em um dos trechos que o novo hatch terá opção de câmbio automático no país. Em um rápido frame, o painel de instrumentos digital mostra a letra “P”, indicando que o carro estaria com o câmbio no modo “parking”. A novidade foi percebida pelos colegas do site Motor 1.

Publicidade
Detalhe no painel revela que o novo Citroën C3 terá opção de câmbio automático
Foto: Stellantis/Divulgação

Dentre as possibilidades, a mais provável é a de que o novo Citroën C3 automático deve ser equipado com o motor 1.6 flex de 16V flex aspirado de 113/120 cv (gasolina/etanol) e 151/153 Nm (g/e), que já equipa o Peugeot 208 e o Citroën C4 Cactus. Nesse caso, a transmissão também pode ser a mesma do hatch produzido na Argentina, que oferece 6 marchas. 

Outra alternativa – essa menos provável – seria o conjunto utilizado pelo Fiat Pulse, formado pelo motor 1.3 Firefly flex de 98/107 cv (g/e) e 129/134 Nm (g/e) associado a um câmbio automático do tipo CVT, com simulação de 7 marchas. O novo Citroën C3 será o primeiro modelo da família C-Cubed, que dará origem a outros dois veículos inéditos projetados para os consumidores do Brasil e demais países da América do Sul.

Novo Citroën C3 chegará ao mercado brasileiro em 2022
Foto: Stellantis / Divulgação

A atual geração do hatch foi desenvolvida na região e contou com o trabalho de uma equipe de mais de 100 engenheiros da Stellantis na América do Sul. De acordo com a montadora, foram feitos milhares de testes em diversos ambientes, que simulam as condições que o novo Citroën C3 irá encontrar nas ruas e estradas da região. Ao todo, os protótipos do hatch rodaram mais de 1 milhão de km – o equivalente a mais de 25 voltas em torno da Terra.

Citroën C3 terá central multimídia de 10''
Foto: Stellantis/Divulgação

Além disso, o vídeo divulgado pela Citroën também destaca a nova central multimídia de 10’’ que equipará o novo C3. Batizada de Citroën Connect, ela terá  integração Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos de áudio no volante. Aparentemente, trata-se do mesmo conjunto que vai estrear na linha 2023 do Peugeot 208, que foi apresentada nesta semana pela montadora francesa. 

Publicidade
Nova central multimídia Citroën Connect de 10''
Foto: Stellantis/Divulgação

O novo Citroën C3 inaugura em Porto Real a variante da plataforma CMP (Common Modular Platform) e será o primeiro veículo da Stellantis produzido no Brasil a utilizá-la. Previsto para estrear inicialmente no primeiro semestre deste ano, o novo Citroën C3 pode ter atrasado por conta da crise dos semicondutores. No entanto, é provável que o novo hatch seja lançado já nos próximos meses, entre junho e agosto deste ano. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações