Patrocínio

Vivo e IHS Brasil fecham parceria para ampliar a conectividade na Linha 5 – Lilás do metrô de SP

Iniciativa pioneira garante acesso às redes 5G e 4G ao longo da linha que liga a estação Capão Redondo à estação Chácara Klabin

17 abr 2024 - 10h11
(atualizado em 24/4/2024 às 14h22)
Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo
Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo
Foto: Felipe Rau / Estadão / Estadão

Em colaboração com a Vivo, a IHS Brasil -- reconhecida como uma das líderes globais em propriedade, operação e desenvolvimento de infraestrutura de telecomunicações compartilhada, com base no número de torres -- anunciou uma nova tecnologia de cobertura móvel interna 5G, por meio de sistemas de antenas distribuídas (DAS), especificamente para a Linha 5 do metrô de São Paulo, sob administração da ViaMobilidade.

A estação Campo Belo será a primeira a receber o sistema, que será expandido para as demais estações ao longo de 12 a 18 meses.

Publicidade

“A demanda por conexão nas áreas internas da Linha 5 levou a ViaMobilidade a procurar uma solução de infraestrutura de comunicação que atendesse às necessidades crescentes de seus passageiros. A experiência da IHS Brasil em DAS e a ampla cobertura de rede oferecida pela Vivo foram cruciais para possibilitar a conectividade nesta linha de metrô”, pontua Antonio Marcio, diretor da ViaMobilidade.

Este projeto, que emprega tecnologia digital ativa e antenas 5G ativas, é tido como um dos mais avançados em DAS na América Latina, visando beneficiar aproximadamente 630 mil passageiros diariamente. “A Vivo, pioneira na adesão ao projeto, proverá cobertura 5G e 4G ao longo do percurso, aproveitando a infraestrutura DAS desenvolvida e instalada pela IHS Brasil. Este projeto reforça o compromisso da Vivo em assegurar excelente conectividade aos nossos clientes de telefonia móvel, mesmo em locais com desafios de cobertura, como túneis e estações de metrô”, acrescenta Elmo Rocha, diretor de Planejamento de Redes da Vivo.

A IHS Brasil detém a propriedade da infraestrutura DAS, além de ser encarregada pela sua gestão, manutenção e supervisão através de seu Centro Operacional de Rede, conforme reforça Cassio Futuro, COO da IHS Brasil: “A Linha 5 do Metrô de São Paulo, com suas 17 estações, sendo 12 subterrâneas e 12 km de túneis, enfrenta desafios de conectividade sem um sistema de antenas especializado. Nossa expertise em cobertura interna nos permite facilitar a conectividade móvel ao longo da Linha 5, implementando uma infraestrutura de ponta com suporte a 5G e 4G, permitindo que operadoras de telefonia móvel ofereçam seus serviços aos passageiros durante o trajeto.”

Fonte: Redação Terra
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações