A IA está transformando a maneira como as companhias aéreas operam: as grandes empresas já utilizam algoritmos avançados para otimizar a experiência dos passageiros e também para melhorar a eficiência operacional, reduzindo custos em aspectos como o consumo de combustível e a gestão de estoques a bordo.
O site Cadena Ser entrevistou Ferrán García Rigau (diretor de dados da Iberia e responsável pelo sistema de gestão do relacionamento da companhia com os clientes), que falou sobre o papel da IA na interação com os viajantes na hora de reservar um voo.
Usos da IA na gestão de voos
- Atribuição de assentos: Segundo Ferrán García, a IA não apenas decide onde os passageiros irão se sentar, mas também garante que o peso do avião esteja equilibrado. Isso influencia o consumo de combustível durante a decolagem, um fator chave para a eficiência das companhias aéreas.
- Reorganização de passageiros: Em situações em que é necessário trocar o avião ou a configuração dos assentos, os algoritmos permitem realocar os assentos em questão de segundos, algo que antes demandava consideravelmente mais tempo e esforço.
- Previsão de consumo a bordo: Os algoritmos preveem quais produtos serão mais demandados em cada voo, com base no comportamento histórico dos passageiros. Como curiosidade, por exemplo, em voos para a Finlândia, a Iberia observou que sempre se esgota um tipo específico de lanche.
- Abertura de novas rotas: A IA também ajuda as companhias aéreas a detectar oportunidades emergentes. Um caso ...
Matérias relacionadas
The Boys: o ator de Butcher "partiu o coração" do chefe da série e por isso uma cena foi alterada