Um cruzeiro de luxo deixou 200 passageiros retidos no Camboja porque a guerra disparou o preço do combustível

O Villa Vie Odyssey aspirava revolucionar o setor de cruzeiros, até que a guerra do Irã entrou no caminho

31 out 2026 - 17h11
(atualizado em 1/11/2026 às 10h06)
Resumo
Cerca de 200 passageiros do cruzeiro residencial Villa Vie Odyssey ficaram retidos no Camboja após a operadora Villa Vie Residences interromper a volta ao mundo devido à alta dos combustíveis, provocada pela guerra do Irã. A viagem de luxo, que prometia ser uma residência definitiva e contínua pelos oceanos com passagens a partir de 3.500 dólares mensais e cabines de até 120 mil dólares, virou um pesadelo diante dos insustentáveis custos diários de operação que sufocaram a companhia.
Cruzeiro De Luxo
Cruzeiro De Luxo
Foto: Xataka Espanha / Xataka

"Imagine acordar todos os dias diante de um novo horizonte". Foi com uma frase instigante, marcante e atraente que a empresa Villa Vie Residences anunciou, em 2024, um de seus projetos mais ambiciosos: um cruzeiro "infinito" que permitiria aos passageiros dar a volta ao mundo durante anos a bordo de um navio de luxo. A proposta parecia tão tentadora que houve até quem vendeu a própria casa para bancar uma das cabines da embarcação, disponíveis tanto para aluguel (a partir de US$ 3.500 por mês) quanto para compra, com preços que começavam em US$ 120.000.

Esse sonho turístico e aventureiro começou há dois anos em Belfast e, durante um tempo, parecia avançar de vento em popa. O problema foi que a operadora não contava com a guerra do Irã e seu impacto avassalador sobre o custo dos combustíveis.

Publicidade

O que aconteceu? 

Os passageiros do Villa Vie Odyssey, o cruzeiro residencial operado pela companhia Villa Vie Residences, viram o sonho de circunavegar o planeta se transformar em um pesadelo de desfecho incerto.

Sufocada pela disparada do petróleo e pelos custos diários de operação, a companhia marítima sediada nos Estados Unidos decidiu interromper a viagem e desembarcar os passageiros no Camboja. Cerca de 200 pessoas ficaram retidas no país após terem investido em uma experiência completamente oposta: transformar um navio de luxo em sua residência definitiva, visitar mais de 150 países e acordar a cada manhã diante de "um horizonte diferente".

E por que isso aconteceu? 

Para ...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

Resolva a seguinte equação matemática sem usar calculadora: quanto é 100 - 50 ÷ 5 × 2?

Casal constrói casa no terreno da sogra e ela exige ficar com o imóvel assim que fica pronto: entenda o que diz a lei no Brasil

Mbappé ri de um meme que o compara a Mao Tsé-Tung, e a China proíbe transmissões da LaLiga no país

"Um insulto a 14 milhões de lares": novo plano do Reino Unido contra a ameaça da Rússia preocupa famílias de baixa renda

A psicologia sugere que as pessoas que sempre devolvem o carrinho de compras ao seu lugar no supermercado têm algo em comum; o segredo não está apenas em ser organizado

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se