Patrocínio

Snapdragon X | Nova CPU da Qualcomm ganha data de lançamento

Qualcomm sugere que Snapdragon X Plus e Snapdragon X Elite, nova geração processadores ARM para ultrafinos topo de linha, chegam dia 24 de abril; confira

19 abr 2024 - 12h07
(atualizado às 16h54)

A Qualcomm vem investindo pesado em sua linha de processadores ARM para PC e postagens nas redes sociais da fabricante sugerem que nova geração chega dia 24 de abril. Os novos Snapdragon X Plus e Snapdragon X Elite miram no segmento de notebooks ultrafinos topo de linha e devem trazer, respectivamente, 10 e 12 núcleos e novo coprocessador de IA.

Foto: (Imagem: Divulgação/Qualcomm) / Canaltech

A postagem nas redes sociais da fabricante não dá detalhes sobre quais modelos serão anunciados, mas revelou algumas informações sobre os novos SoCs durante seu evento Snapdragon Summit, no final de 2023

Publicidade

Entre as principais novidades estão as memórias LPDDR5x de altíssima velocidade, com largura de banda de 136 GB/s, as NPUs de 45 TOPS (trilhões de operações por segundo), e desempenho total em IA de 75 TOPS.

Enfrentamento AI PCs de segunda geração

Projetado para rodar localmente modelos de IA Generativa de mais de 13 bilhões de parâmetros, os Snapdragon X Elite ainda oferecem até 68% mais eficiência energética que os atuais SoCs Meteor Lake e Hawk Point da Intel e AMD.

Com isso, a Qualcomm já está mirando claramente em competir com a segunda geração de AI PCs Intel Core Ultra 200V e Ryzen 9050. Vale ressaltar que a expectativa é que os novos chips Intel e AMD devem ser apresentados oficialmente apenas durante a Computex 2024, em junho.

Posicionar o anúncio do Snapdragon X Elite em abril sugere que os produtos finais devem ser efetivamente lançados já no meio do ano, dando alguns meses de vantagem para a Qualcomm.

Publicidade
Snapdragon X Elite promete desempenho para competir com segunda geração de AI PCs Intel e AMD. (Imagem: Qualcomm / Divulgação)
Foto: Canaltech

Apesar da qualidade dos chips para smartphones da empresa, ela ainda luta para conquistar espaço no segmento de PCs, em grande parte pelo estigma da diferença entre arquiteturas ARM e x86. Sendo assim, chegar ao consumidor final antes da concorrência é uma boa estratégia para se posicionar melhor no mercado.

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se