Patrocínio

OPPO Find X7 Ultra quase teve soft light e anel físico de zoom

Mostrando uma série de protótipos, a OPPO confirmou que estudou adotar soft light e um anel físico de zoom no Find X7 Ultra, além de cores diferentes

16 abr 2024 - 14h30
(atualizado às 17h43)

A OPPO divulgou nesta segunda-feira (15) um vídeo com detalhes sobre o desenvolvimento do Find X7 Ultra, topo de linha premium mais recente da gigante. A produção é recheada de detalhes interessantes, com duas delas chamando atenção — a marca teria considerado aproximar ainda mais o dispositivo às câmeras tradicionais ao implementar uma soft light e um anel físico para zoom. Também foram mostradas opções de cores que acabaram sendo descartadas, incluindo modelos em branco e marrom.

Foto: Divulgação/OPPO / Canaltech

Apresentado pelo gerente de produtos da linha Find, Ray Wong, o vídeo explica as decisões de design por trás do telefone. Como destacado no passado, as câmeras DSLR profissionais foram a principal fonte de inspiração, levando ao uso de vidro no topo e de tecido que imita couro na base do painel traseiro.

Publicidade

O grande módulo das câmeras trouxe ainda elementos de design de relógios de luxo, e usa o logo "H" da Hasselblad, parceira na otimização das cores de fotos e vídeos, para equilibrar o visual. A primeira curiosidade é então revelada quando Wong cita as cores lançadas.

Além do azul, bege e preto oferecidos, a OPPO considerou lançar uma variante em branco e outra em marrom escuro, com o aro das câmeras em dourado. Não há uma explicação para a fabricante ter desistido dos tons, mas nada impede que eventuais edições especiais as utilizem.

A demonstração fica mais interessante a partir desse ponto, quando o executivo exibe dois protótipos descartados do telefone, que seguiam a temática ao oferecer recursos normalmente vistos apenas em câmeras profissionais.

O primeiro deles inseria um soft light ao redor da extremidade do módulo traseiro. Espécie de luz suave, que espalha e prenche a cena para torná-la mais dramática, a soft light é muito usada por fotógrafos e até está presente, de certa forma, nos smartphones da Nothing — composta de centenas de LEDs, a Glyph Interface gera uma luz dispersa suave que pode ser usada como soft light.

Publicidade

Já o segundo também aproveitava o módulo circular para inserir um anel giratório, chamado "zoom ring", para aplicar zoom de forma física, mais uma vez imitando o comportamento das DSLRs. Também não há explicações sobre os motivos que levaram a companhia a descartar os recursos, mas assim como no caso das cores, é provável que a OPPO reconsidere a decisão.

Não seria surpreendente se a disponibilização do vídeo tenha a intenção de coletar feedback dos usuários, para verificar se o investimento nesses e provavelmente em outros recursos terão bom retorno. Dependendo da resposta dos consumidores, há boas chances da fabricante inserir as funcionalidades em futuras gerações da linha Find X.

Lançado em janeiro deste ano, o OPPO Find X7 Ultra é embarcado com hardware poderoso, incluindo processador Snapdragon 8 Gen 3 e tela OLED de 120 Hz, sendo o primeiro smartphone a empregar duas câmeras telefoto periscópio. O aparelho é uma exclusividade da China, mas a companhia já confirmou que pretende trazer "futuras geração da família Find ao mercado global".

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se