A forma como assistimos a esportes ao vivo pode estar prestes a mudar de vez nos Estados Unidos. A NBC Sports anunciou a adoção de um novo sistema de rastreamento de jogadores baseado em inteligência artificial que permite ao público focar em atletas específicos durante uma transmissão. Desenvolvida no Japão pela Nippon Television Network, a tecnologia marca sua primeira utilização fora do país de origem e começa a ser implementada ainda este ano.
Batizado de viztrick AiDi, o sistema usa reconhecimento facial para identificar jogadores e acompanhar seus movimentos em tempo real, tudo a partir das imagens já captadas pelas câmeras de transmissão. Na prática, isso significa que não é necessário nenhum sensor extra, chip na roupa ou estrutura especial nos atletas: a IA "entende" o jogo olhando apenas para o vídeo que vai ao ar.
O funcionamento também é pensado para ser simples do lado da produção. Operadores precisam apenas tocar na tela sobre o atleta desejado para que o sistema passe a acompanhá-lo automaticamente. No Japão, a tecnologia já é usada para adicionar sobreposições com nome e estatísticas dos jogadores. Nos Estados Unidos, no entanto, a proposta da NBC Sports vai além.
A emissora planeja usar o viztrick AiDi para oferecer transmissões personalizadas em dispositivos móveis, especialmente no formato vertical. Dentro do aplicativo da NBC Sports, o espectador poderá escolher entre assistir à transmissão tradicional, em formato horizontal, ou acompanhar apenas um atleta ...
Matérias relacionadas
Mistério quase revelado: veja o visual "monocromático" da Cadillac para a estreia na F1
Vai viajar? Trump impõe nova barreira rigorosa para entrada de brasileiros nos EUA
O dia em que uma cidadezinha decidiu explodir uma baleia e fez chover entranhas na população