Facebook é a maior vendedora individual de publicidade online
Kate Holton e Leila Abboud
1 jul2011 - 11h06
(atualizado às 11h25)
Embora grupos de publicidade tradicionais tenham comparecido em massa a um recente evento do setor em Cannes, a maior estrela deste ano foi uma novata: a rede social Facebook. Inexistente poucos anos atrás, a companhia se tornou a maior vendedora individual de publicidade gráfica online nos Estados Unidos, com mais de 2 bilhões de dólares em receita este ano, segundo a empresa de pesquisas eMarketer.
As vendas de anúncios explodiram nos últimos anos em grande parte por terem finalmente se dirigido a consumidores de uma forma que a mídia impressa e a televisão não conseguem. O Google e a Amazon, inicialmente, foram as pioneiras na tendência, ao analisar navegação e buscas na internet para entender as preferências dos consumidores.
Agora o Facebook trouxe um novo nível de sofisticação ao jogo: coletar dados de sua rede social sobre as preferências dos usuários assim como as de seus amigos para direcionar melhor os anúncios. O método de "anúncio social" pode ser visto em uma recente campanha da fabricante de raquetes de tênis Head. Usuários que conectam suas contas à página de Andy Murray recebem atualizações do jogador, assim como anúncios de seu patrocionador e vídeos do YouTube.
Alguns órgãos reguladores veem tal monitoramento como uma violação da privacidade, mesmo se feito anonimamente. A União Europeia, recentemente, exigiu que os internautas sejam notificados caso os sites visitados coletem informações sobre eles, provocando queixas do setor.
1 de 10
Mark Zuckerberg, criador do Facebook, foi o primeiro usuário a se cadastrar na rede
Foto: Reprodução
2 de 10
Chris Hughes, o segundo usuário, cofundou a rede social e era colega de quarto de Zuckerberg
Foto: Reprodução
3 de 10
O perfil número três é de Dustin Moskovitz, também cofundador da rede e colega de Zuckerberg
Foto: Reprodução
4 de 10
O quarto usuário é Arie Hasit, o primeiro não-fundador a entrar na rede social
Foto: Reprodução
5 de 10
Marcel Georgés Laverdet II é o dono do quinto perfil. Também estudante de Harvard, era amigo de Zuckerberg
Foto: Reprodução
6 de 10
Soleio Cuervo, o sexto usuário, era amigo de Laverdet, o quinto. Anos depois, trabalhou no Facebook e foi o responsável pelo botão "Curtir"
Foto: Reprodução
7 de 10
Chris Putnam, o usuário número sete, também era amigo de Laverdet em Harvard
Foto: Reprodução
8 de 10
O oitavo perfil é de Andrew McCollum, que era colega de Zuckerberg em uma disciplina de Harvard e desenhou o primeiro logotipo do Facebook
Foto: Reprodução
9 de 10
Colin Kelly, dono perfil número nove, também era estudante de Harvard e amigo de alguns dos primeiros usuários
Foto: Reprodução
10 de 10
Mark Kaganovich foi o décimo usuário cadastrado, e conhecia pelo menos sete pioneiros da rede
Foto: Reprodução
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.