Tuitaço por qualidade de banda larga quer pressionar Anatel

26 out 2011 - 12h26
(atualizado às 12h28)

Como parte da campanha em prol da qualidade da banda larga no Brasil, usuários organizaram para esta quarta-feira, às 16h, um tuitaço - movimento online em que inúmeros tuiteiros postam uma mensagem com determinada hashtag. A ação, organizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), acontece na véspera da votação, por parte da Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) de uma resolução sobre o serviço de internet rápida no País.

Página do Facebook criada para a ação sugere mensagens e orienta ao uso da hashtag #QualidadeJa em posts direcionados a @brasil_ANATEL
Página do Facebook criada para a ação sugere mensagens e orienta ao uso da hashtag #QualidadeJa em posts direcionados a @brasil_ANATEL
Foto: Facebook / Reprodução

A hashtag #QualidadeJa e a conta da Anatel (@brasil_ANATEL) devem ser mencionadas nos posts, que têm a intenção de pressionar a Agência a aprovar itens do documento conforme propostos no projeto inicial. Na página do Facebook criada para o tuitaço (neste atalho: http://on.fb.me/tP9r7K) há algumas sugestões de mensagens.

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A resolução que será votada na quinta-feira tem uma regra, por exemplo, que exige que as operadoras garantam um percentual mínimo da velocidade contratada - que hoje é de 10% - e que haja uma ferramenta confiável para o usuário medir se sua conexão está rápida como deveria ser. Outra norma impõe limite máximo de 80% de ocupação da rede, para evitar a sobrecarga das linhas. Segundo o IDEC, os provedores de internet estariam pressionando a Anatel a aprovar uma regulamentação mais branda.

A campanha Qualidade Já começou há duas semanas, com uma página na web que permitia aos usuários enviar e-mails aos quatro conselheiros da Anatel responsáveis por votar a aprovação da resolução. O texto pré-preparado para envio pedia que, além dos itens já citados, o regulamento da Agência mantivesse a regra que implica em desconto, na conta, quando o usuário recebe menos velocidade do que o contratado, e a garantia de qualidade dos serviços de atendimento. Segundo o IDEC, sete mil mensagens foram enviadas com o formulário da campanha.

Fonte: Terra
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