Criador do aeromóvel fala em mobilidade no TEDxPortoAlegre

13 nov 2010 - 12h13
(atualizado em 14/11/2010 às 03h02)
Rafael Maia
Direto de Porto Alegre

Na década de 70, um filho de imigrantes alemães projetou e construiu o primeiro Aeromóvel do mundo, em Porto Alegre. Neste sábado, durante o TEDxPortoAlegre, que se realiza no Theatro São Pedro, na capital gaúcha, Oskar Coester falou sobre a paixão pela mobilidade.

TEDx discute ideias para inspirar um mundo melhor
Video Player

Comentou que no século XVIII, na Europa, era considerado louco qualquer um que imaginasse que um dia os cavalos deixariam de ser o meio de transporte predominantes. Mas o tempo passa, e o mundo muda.

Publicidade

O palestrante usou essa analogia para falar sobre a mente humana e sua incessante descrença em si mesmo. Depois, basicamente apresentou o projeto do Aeromóvel. Em Porto Alegre, instalou-se uma linha-piloto de testes do aeromóvel ainda na década de 80. Mas em Jakarta, na Indonésia, funciona com sucesso desde 1989.

TED e TEDx

O TED surgiu em 1984, na Califórnia ¿ inspirado pelo arquiteto e designer gráfico Richard Saul Wurman, para quem a fusão das três disciplinas (Tecnologia, Entretenimento e Design) ajudava a dar forma ao mundo e impulsionava suas mudanças - como uma conferência anual de quatro dias reunindo ativistas, artistas, políticos e realizadores para dividir novas ideias, em palestras de no máximo 18 minutos. Em sua primeira edição, o TED demonstrou o novo computador Macintosh, a Sony apresentou o CD e o guru da inteligência artificial Marvin Minksy desenvolveu um novo e poderoso modelo da mente. Mas o sucesso não foi o esperado, e apenas seis anos depois se realizou a segunda edição. A partir daí o TED não parou mais, inclusive de crescer, gerando eventos semelhantes, embora autônomos, em diversos lugares do mundo. São os TEDx, com o mesmo espírito e formato, em palestras curtas para expor teorias, experiências e pensamentos que possam inspirar um mundo melhor. O "x" marca a independência do evento. No Brasil, já houve edições do TEDx em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Amazônia.

Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações