Oferecimento

Internautas relatam 'sequestro' de dados para denúncias contra perfis progressistas no X'

Usuários afirmam ter recebido email com notificações de denúncias que nunca fizeram contra perfis de jornalistas e parlamentares

27 ago 2025 - 23h07
Resumo
Internautas relatam uma falha no X, antigo Twitter, que permite o uso indevido de seus perfis para denunciar contas progressistas, gerando notificações automáticas sem que os usuários tenham feito as denúncias.
Internautas relatam 'sequestro' de dados para denúncias contra perfis progressistas na rede social X
Internautas relatam 'sequestro' de dados para denúncias contra perfis progressistas na rede social X
Foto: Unsplash

Usuários da rede social X (antigo Twitter) relatam, desde terça-feira, 26, que estão recebendo notificações por email sobre denúncias que nunca fizeram. De acordo com internautas, as denúncias miram perfis de teor progressista, como o de jornalistas e parlamentares, a exemplo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP).  

Segundo relatos, as notificações começaram a chegar na terça-feira e outros internautas disseram ter passado pela mesma situação. Uma delas é a estrategista digital Kriska Carvalho, que afirmou ter recebido 'centenas' de emails sobre denúncias, todas contra perfis ligados à esquerda.

Publicidade

"O que está acontecendo não é hackeamento de contas, mas sim um ataque em massa explorando uma falha já conhecida do Twitter/X. Essa brecha permite que terceiros façam denúncias usando o @ de outras pessoas", escreveu a internauta. 

A ação se dá por meio de um formulário da plataforma que não está nas ferramentas disponíveis na página principal da rede social. Por meio desse formulário, qualquer conta pode ser reportada em nome de qualquer usuário do X. O mesmo aconteceu em 2022, revelou o portal Núcleo

À época em que as ações vieram à tona pela primeira vez, o Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito para apurar o caso. O Twitter, que ainda não havia se tornado X, negou a existência de falhas de segurança, mas reconheceu o uso mal-intencionado do recurso. 

O caso, no entanto, acabou arquivado pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do MPF após a plataforma, que depois viria a ser comprada por Elon Musk, informar que havia submetido o formulário de denúncias apenas a contas que estivessem conectadas na plataforma. 

Publicidade

Os usuários, por sua vez, também relatam que têm tentado denunciar o uso indevido de seus dados ao X, mas sem sucesso em obter retorno da plataforma. 

Veja, abaixo, algumas das denúncias: 

Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se