Patrocínio

Com IA, Intel reduz produção de chips de semanas para minutos

Intel utiliza ferramenta de IA para reduzir tempo de otimização de projetos de seus CPUs Meteor Lake de semanas para minutos; entenda

17 abr 2024 - 21h15
(atualizado em 18/4/2024 às 13h57)

Nova ferramenta de IA da Intel permite reduzir tempo investido em análise e design de projetos de SoCs de algumas semanas para apenas minutos. Segundo Mark Gallina, Engenheiro Sênior do Client Computing Group da Intel, o processo já foi utilizada no desenvolvimento dos CPUs Meteor Lake, otimizando a carga de trabalho de arquitetos de hardware, e apontando precisamente onde implementar melhorias no SoC.

Foto: Intel / Canaltech

Segundo o engenheiro, é preciso analisar um fluxo complexo de processos concomitantes que ativam os núcleos da CPU, canais de I/O e outras funções, para precisar os pontos de aquecimento e sabe onde instalar sensores minúsculos para regular tensões. 

Publicidade

"Esse processo leva algumas semanas, e estamos limitados a abortar uma ou duas cargas de trabalho por vez," continua Gallina. A nova ferramenta leva em consideração milhares de variáveis para eliminar processos de "adivinhação" e experimentação, reduzindo o tempo desses projetos de semanas para minutos.

Processo de Inteligência Aumentada

Tecnicamente, a ferramenta está sendo chamada de uma solução de Inteligência Aumentada, por estar aplicada à forma como pessoas se valem da IA para "melhorar" habilidades e otimizar tarefas. Na prática, se trata de um desdobramento direcionado da Inteligência Artificial em escopos especializados, e não genéricos.

Mark Gallina, Olena Zhe e Michael Frederick, Time de Engenharia em Inteligência Aumentada da Intel. (Imagem: Intel / Divulgação)
Foto: Canaltech

O design dos SoCs Intel Core Ultra da família Meteor Lake foi um dos primeiros a serem otimizados pela ferramenta que, naturalmente, também está sendo aplicada ativamente em outros projetos da Intel, como as próximas gerações, Lunar Lake e Arrow Lake.

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações