GPUs Radeon RX 8000 podem usar memórias GDDR6 para baratear preço

É possível que as futuras Radeon RX 8000 da AMD continuem utilizando memórias GDDR6 de 18 Gbps para reduzir preços e serem mais competitivas

23 abr 2024 - 19h15
(atualizado em 24/4/2024 às 10h51)

A AMD pode lançar sua nova geração de placas de vídeo Radeon RX 8000 baseada na microarquitetura RDNA 4 no fim de 2024. Contudo, o time vermelho deve seguir apostando em alguns componentes mais básicos na nova geração, como a permanência de módulos de memória GDDR6 com velocidade máxima de 18 Gbps tanto para GPUs de entrada quanto topo de linha.

Foto: Reprodução/AMD YouTube / Canaltech

A informação foi vazada pelo conhecido informante Kepler_L2 no X (antigo Twitter). Todavia, é difícil precisar até que ponto esse modelo topo de linha da AMD realmente é um produto premium. Rumores antigos apontam que a companhia havia desistido de produtos desse segmento na futura geração, mas pouco tempo depois um chip robusto foi encontrado. 

Publicidade

O fato da AMD usar módulos GDDR6 de 18 Gbps pode parecer contraditório, visto que a tecnologia GDDR7 foi oficialmente catalogada e a rival NVIDIA está de olho em implementar o lançamento em sua vindoura geração. Por outro lado, a AMD deve seguir uma linha mais pautada em custo-benefício, uma vez que o GDDR6 já está mais consolidado no mercado.

A ideia parece ser apostar no que funciona em performance e preço, já que o valor dos insumos para a fabricação das GPUs Radeon seria menor e, consequentemente, o preço de venda. Isso daria vantagem ao time vermelho, uma vez que sua concorrente direta potencialmente teria preços mais inchados.

Mesmo assim, vale lembrar que tudo não passa de especulação e há poucas informações sobre as futuras Radeon RX 8000 disponíveis.

Trending no Canaltech:

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se