Fedora 40 é lançado com GNOME 46 e novidades no Arquivos

Ele está entre nós: o Fedora 40 foi anunciado hoje pelo Fedora Project e já pode ser baixado ou atualizado, caso você já use a distribuição

23 abr 2024 - 17h24
(atualizado às 20h15)

O Fedora 40 está entre nós. Em publicação no site oficial do projeto, o Fedora Project (organização que pertence à Red Hat e gerencia a distro) anunciou a novidade que vem com GNOME 46 e alguns aprimoramentos extras, como menor consumo de memória RAM e mais agilidade no gerenciador de arquivos.

Foto: Douglas Ciriaco/Canaltech / Canaltech

GNOME 46

A versão padrão do chamado Fedora Workstation 40 — aquela que pessoas "comuns" baixam para usar em PCs e notebooks — traz como grande destaque a versão atualizada do ambiente gráfico GNOME.

Publicidade

Os apps Relógios e Contatos também foram atualizados e agora é possível ativar um cronômetro (no Relógios) e importar diversos contatos de uma só vez usando arquivos VCard (no Contatos).

De acordo com o Fedora Magazine, site oficial de notícias do projeto, o GNOME 46 traz ainda uma opção para login remoto e o sistema vem com a função Toque para Cliquer ativada por padrão para quem usa um touchpad.

Fedora 40 já está disponível (Imagem: Captura de tela/Douglas Ciriaco/Canaltech)
Foto: Canaltech

Arquivos renovado

O programa Arquivos, que gerencia arquivos e pastas do sistema, também traz novidades, como uma nova busca global que inclui como fontes todas as localizações configuradas no app. Além disso, é possível usar filtros para data de modificação ou tipo de arquivo para facilitar a busca.

A barra lateral traz uma seção de progresso dinâmico que facilita a visualização de tarefas em execução, como transferência de arquivos. Outra novidade no arquivos é mais agilidade na hora de alternar entre os modos de exibição lista e grade.

Publicidade

Mais melhorias

Para dar mais segurança a quem usa o Fedora, a central de instalação de programas agora traz um selo de verificação para apps Flathub confiáveis. Isso ajuda você a saber que se trata de uma versão verificada e livre de problemas de segurança assim que bate o olho.

As melhorias de desempenho do Fedora 40 trazem uma redução no consumo de memória RAM enquanto você usa o computador. Além disso, a desenvolvedora garante que deu um tapa no visual a fim de deixar os apps com um estilo mais refinado e tornar o texto em tela mais legível e definido.

O download do Fedora 40 pode ser feito em fedoraproject.org. A lista completa de novidades está disponível em fedoramagazine.org/whats-new-fedora-workstation-40.

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se