Especialistas em ar condicionado concordam: "A água proveniente dos aparelhos é destilada e pode ser usada para regar o jardim"

Seja por consciência social ou simplesmente pelo aumento das contas de energia, cada vez mais pessoas buscam maneiras de evitar o desperdício de água e economizar recursos

15 jul 2026 - 12h19
(atualizado às 14h55)
Imagens | No Pexels: IA e www.kaboompics.com
Imagens | No Pexels: IA e www.kaboompics.com
Foto: Imagens | No Pexels: IA e www.kaboompics.com / Xataka

Todo verão, milhares de litros de água acabam indo direto para o ralo dos aparelhos de ar condicionado, mas esse gotejamento constante pode ter uma segunda vida. Fabricantes e especialistas concordam que, embora não seja própria para consumo, ela pode ser usada para certas tarefas domésticas e de jardinagem.

Durante os meses mais quentes, o ar condicionado não apenas resfria a casa. Ele também gera água como resultado da condensação, quando a umidade do ar se transforma em minúsculas gotículas que acabam sendo coletadas ou drenadas do aparelho.

Publicidade

Uma das perguntas mais comuns é se essa água pode ser usada para regar plantas. A resposta é sim, embora com algumas ressalvas. A Mitsubishi Electric explica que esta é uma água destilada com baixo teor de minerais, livre de calcário e cloro e, desde que o aparelho seja mantido adequadamente, livre de resíduos químicos do equipamento.

Não é adequada para consumo humano

A empresa enfatiza que não deve ser usada para consumo humano. Durante sua formação, entra em contato com o ar dentro de casa e pode conter poeira, microrganismos, ácaros e outras partículas que a tornam imprópria para beber ou cozinhar.

Pode ser útil na jardinagem, pois não contém calcário, um aspecto particularmente vantajoso para espécies que preferem solos ácidos ou água macia, entre elas, estão as hortênsias e muitas plantas de interior. Também pode ser usada para suculentas, que têm necessidades nutricionais relativamente baixas.

No entanto, como é praticamente água ...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

No inverno a sede diminui, mas o risco de desidratação aumenta com as mudanças de clima e tempestades previstas para o fim de julho

Chefe do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA desfaz o maior estereótipo sobre a Geração Z: "Basta dar a eles um dispositivo e cinco minutos"

Veterinários concordam em uma coisa: gatos não se deitam em cima de notebooks apenas para se aquecerem, mas também por um outro motivo

Homem sobreviveu em floresta por 8 anos sem ser detectado por ninguém, mas após produzir 450 quilos de lixo, ele finalmente foi encontrado

O que significa a técnica milenar de taxidermia usada no guaxinim do jogador de futebol Erling Haaland e por que esse animal inesperado esgotou nas lojas texanas

Publicidade
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações