Oferecimento

Embora a maioria dos telefones celulares tenha esquecido essa tecnologia, ainda existem fabricantes que a defendem

Além de funcionar como um controle remoto, a tecnologia infravermelha pode oferecer outros usos para nossos telefones; Honor, Oppo, OnePlus e Xiaomi são algumas das marcas que continuam investindo nessa tecnologia

24 jan 2026 - 16h16
Foto: Xataka

Houve uma época em que o infravermelho era um dos recursos mais comuns em celulares. Mas então outras tecnologias sem fio surgiram, como Bluetooth e NFC, e aos poucos, ele caiu no esquecimento. Alguns fabricantes ainda dependem do infravermelho, e só podemos agradecer por isso. Xiaomi, Oppo e Honor estão entre eles.

Mais útil do que imaginamos

Simplificando, o infravermelho é uma tecnologia que permite a conexão entre dois dispositivos usando luz invisível ao olho humano. Para funcionar, precisa de um transmissor e um receptor.

Publicidade

Embora seu uso mais conhecido seja como controle remoto, ele pode ter outras aplicações cotidianas, como aprimorar o reconhecimento facial ou incorporar um sensor de proximidade para desligar a tela quando aproximamos o celular do rosto, evitando toques acidentais. E embora as câmeras também possam fazer isso, a grande vantagem do infravermelho é que ele funciona perfeitamente mesmo na escuridão total.

Ainda presente

Embora os celulares tenham substituído em grande parte essa tecnologia por opções sem fio mais convenientes, como Bluetooth e Wi-Fi, o infravermelho ainda está presente em muitos dispositivos ao nosso redor e em nossas casas, como televisores, soundbars e aparelhos de ar-condicionado.

Até hoje, alguns fabricantes ainda relutam em abandoná-lo. Alguns dos modelos mais recentes que o incluem são, por exemplo, o Xiaomi 15 Ultra, o Honor Magic8 Pro, o Redmi Note 15 Pro+ 5G, o OnePlus 15 e o Oppo Find X9 Pro, entre outros.

Outros recursos esquecidos

As ...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

Corrida pela IA colocou China em cenário impensável: forçar EUA a sair da zona de conforto

"Perderemos a permissão social": o CEO da Microsoft sabe que ou eles fazem algo valioso com IA, ou ela terá pouco futuro

O pesadelo não acaba no roubo: criminosos criaram um método 'assustador' para conseguir sua senha depois de levar o aparelho

Raspberry Pi percebeu crescente interesse em executar modelos de IA localmente: sua nova placa faz isso e muito mais

O começo do fim para o ChatGPT? 4 motivos para acreditar que a OpenAI vai perder a corrida da IA

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações