A Comscore destaca o Nordeste como líder em engajamento digital no Brasil, com 31 milhões de internautas e forte potencial estratégico, exemplificado pelo sucesso do evento Terraiá do portal Terra, que reforça o papel dos dados regionais para decisões eficazes.
A Comscore, empresa de medição de audiência digital, divulgou, nesta terça-feira, 2, um novo estudo sobre o comportamento de consumo digital dos brasileiros, em um evento em Salvador, na Bahia. Desta vez, o panorama tem como foco a região Nordeste, que se destacou pela presença de usuários altamente engajados e influentes.
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São 31 milhões de internautas na região, dos quais 62% -- ou 19 milhões -- são tomadores de decisão de compras. A intenção do estudo da Comscore ao focalizar o Nordeste é mostrar o potencial que a região tem enquanto consumidora de mídia e, consequentemente, de estratégias digitais.
“Os dados desenham um País que vive e consome digitalmente, com públicos segmentados, engajados e cada vez mais exigentes. Neste cenário, medir corretamente o alcance, o engajamento e o contexto da audiência se tornam essencial para a definição de estratégias de comunicação, formulação de políticas públicas e tomada de decisões empresariais baseadas em dados”, afirma Ingrid Veronesi, country manager da Comscore no Brasil.
Daniele Almeida, Head de Estratégia de Dados e Campanhas do Terra, participou de um dos painéis do evento. Ela levou a experiência do Terraiá, o São João do Terra, como consequência do uso consciente de dados regionais para expandir a presença de uma marca.
"Fizemos uma pesquisa e observamos que todas as capitais têm um São João bem estruturado. Mas, em Salvador, as pessoas preferem viajar para o interior. Só que sempre tem aquela massa que fica. Então, a gente entendeu que a capital que não tinha um São João forte era Salvador. E decidimos fazer esse evento", conta Daniele.
A primeira edição, ocorrida em 2024, foi gratuita e um sucesso, reunindo em um dia de festa cerca de 2.000 pessoas no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Com o case aprovado, o Terra decidiu apostar ainda mais na festa, que passou a ter dois dias de shows este ano, reunindo 4 mil pessoas, e, desta vez, com venda de ingressos.
"Isso mostra para a gente o quanto é importante olhar não só para os dados, mas para as condições que podem nos apoiar nas decisões. Nesse caso aqui, a gente olhou e falou 'vamos, que vai ser uma aposta'. E estamos falando sobre cinco patrocinadores em um evento que ainda não tinha uma história, mas foi super bem atendido. Então, eu acho que cada vez mais os dados estão tomando esse protagonismo", conclui Daniele.
O Terraiá reforça a inserção de marca do Terra em um território em que o veículo já possui um bom domínio entre as mídias de entretenimento. O portal divide espaço com YouTube, Spotify e Netflix como os principais sites de entretenimento acessados no Nordeste em junho. Foram cerca de 5,6 milhões de usuários únicos no período.
Outros pontos de destaque da região Nordeste
O estudo mostrou ainda que a expressividade da cultura local foi vista, principalmente, nas perguntas relacionadas a esportes. Cerca de 19 milhões de nordestinos afirmaram torcer para times locais.
O Terra está entre os cinco portais com maiores audiências na editoria de Esportes na região, com 1,7 milhão de visitantes únicos em junho deste ano.
O engajamento dos nordestinos com o futebol local também é perceptível por meio da análise das interações nas redes sociais durante a Copa do Nordeste 2025. No período do campeonato, foram registradas 12 milhões de interações relacionadas ao assunto, com destaque para o perfil do TNT Sports, que acumulou 6,2 milhões de interações.
O perfil do Fortaleza Esporte Clube, por exemplo, aparece com o segundo maior engajamento, com 1,9 milhão de interações. Logo em seguida, vem o perfil da própria Copa do Nordeste, com 1,5 milhão de interações.
Dados de destaque no cenário nacional
O levantamento da Comscore também trouxe dados do mercado digital nacional. São 131 milhões de internautas no Brasil, o maior mercado da América Latina. Com relação a esses consumidores, destaca-se que:
- A maior parte divide-se entre as classes C (44%) e B (33%);
- As mulheres são a maioria dos tomadores de decisão de compra nos lares brasileiros: 42,9 milhões contra 29,1 milhões homens;
- O tempo gasto pelos internautas brasileiros nos aplicativos é 19 vezes maior que nas versões mobile e web;
- Ao todo, foram 350 bilhões de minutos consumidos pelos brasileiros na internet em junho deste ano.