Pentágono e agência dos EUA realizarão testes de sistema laser antidrone

6 mar 2026 - 17h16

O Pentágono anunciou ‌nesta sexta-feira que realizará neste fim de semana testes de laser de alta energia contra drones em parceria com a agência de aviação dos Estados Unidos (FAA). 

"Esse próximo evento abordará especificamente as preocupações de segurança ⁠da FAA, enquanto coleta dados sobre os efeitos ‌materiais do laser em substitutos de aeronaves, validando a funcionalidade de sistemas automatizados de desligamento de ‌segurança e informando análises para ‌a segurança dos olhos da tripulação", disse ⁠o Pentágono.

Publicidade

Em 25 de fevereiro, militares dos EUA derrubaram por engano um drone do governo do país com um sistema baseado em laser. Isso levou a FAA a expandir uma área de proibição de ‌voos ao redor de Fort Hancock, no Texas. 

O vice-secretário ‌de transportes dos ⁠EUA, Steve ⁠Bradbury, disse à Reuters nesta sexta-feira que o teste é ⁠necessário para que ‌a FAA possa "se sentir ‌confortável com as limitações (do sistema de laser), como ele pode ser ajustado, como pode ser controlado", disse Bradbury.

O vice-secretário disse que a FAA está ⁠determinada a desenvolver uma estrutura para que possa ter certeza de que o espaço aéreo é seguro com o sistema em uso.

"Se não tivermos isso, precisaremos fechar o ‌espaço aéreo ou, pelo menos, restringir o espaço aéreo conforme necessário", disse Bradbury, afirmando que estavam trabalhando ⁠rapidamente para concluir a análise de segurança. "Eles têm um trabalho extremamente importante a fazer e nós temos um trabalho extremamente importante a fazer e precisamos nos coordenar para que ambos os trabalhos sejam realizados."

Publicidade

Os parlamentares disseram na quarta-feira, após uma reunião secreta, que os incidentes mostraram a necessidade de uma coordenação significativamente melhor.

"Está claro que houve desafios reais em termos de operacionalização da tecnologia contra drones", disse o presidente do Comitê de Comércio do Senado, Ted Cruz.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações