Quatro astronautas retornarão da Estação Espacial Internacional (ISS) mais de um mês antes do previsto devido a um problema de saúde apresentado por um dos tripulantes, cujo nome não foi divulgado.
A Nasa, agência espacial americana, afirmou que o astronauta está em condição estável, mas não forneceu detalhes sobre a natureza do problema médico. Esta será, no entanto, a primeira vez na história da ISS que uma missão é interrompida no meio do caminho por questões de saúde.
O diretor médico da Nasa, James Polk, informou que o tripulante afetado não receberá tratamento especial durante a viagem de retorno, ressaltando que ele se beneficiaria mais se fosse avaliado em solo terrestre.
"Temos um conjunto muito robusto de equipamentos médicos a bordo da ISS, mas não dispomos da mesma infraestrutura que temos em um pronto-socorro, por exemplo, para realizar uma avaliação completa de um paciente", explicou Polk.
A reentrada está prevista para os próximos dias, embora a Nasa ainda não tenha definido uma data exata. Como não se trata de uma emergência, os procedimentos normais serão seguidos, com a espaçonave Dragon Endeavour, da SpaceX, realizando um pouso no Oceano Pacífico, próximo à costa da Califórnia, nos Estados Unidos.
A tripulação da missão Crew-11 é composta por Zena Cardman, Mike Fincke, Oleg Platonov e Kimiya Yui. Os quatro partiram para a ISS em 1º de agosto e tinham previsão de retorno para o final de fevereiro, após a chegada da Crew-12, marcada para 15 de fevereiro. .