Pesquisadores descobrem nova espécie de jiboia nativa da Mata Atlântica; veja

Espécie já era conhecida na Biologia, mas estava classificada de forma errada; cientistas levaram cerca de dois anos para realizar as análises

11 jun 2024 - 03h11
(atualizado às 07h41)
Jiboia-atlântica tem manchas, formato e coloração diferentes de outros animais catalogados anteriormente.
Jiboia-atlântica tem manchas, formato e coloração diferentes de outros animais catalogados anteriormente.
Foto: Uece/Divulgação / Estadão

Pesquisadores do Instituto Butantan, do Museu Nacional e da Universidade Estadual do Ceará (UECE) descobriram uma nova espécie de jiboia nativa da Mata Atlântica, a jiboia-atlântica. Com nome científico Boa atlantica, em homenagem ao bioma de habitat da cobra, o achado dos pesquisadores brasileiros foi publicado na revista científica Plos One, em abril.

A espécie já era conhecida na Biologia, mas estava classificada de forma errada, como sendo uma jiboia comum (a Boa constrictor). A jiboia da Mata Atlântica é encontrada em áreas com essa vegetação, entre os Estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Publicidade

A homenagem no nome do animal vem também da preocupação dos cientistas em relação à preservação da Mata Atlântica, como destacam no artigo. O bioma onde a cobra foi identificada abriga mais de 2.500 invertebrados e mais de 20 mil espécies de plantas, com muitas outras que ainda não foram descobertas ou descritas. A discussão sobre isso no artigo também aponta para importância da conservação e preservação desse habitat.

O artigo completo publicado está disponível no site da revista Plos One.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se