vc repórter: câmera flagra meteoro no céu da Turquia

13 dez 2012 - 21h06
(atualizado às 21h16)

Caiu na web, na última quarta-feira, um vídeo que registra a passagem de um suposto meteoro no céu da Turquia. As imagens, gravadas em diversos ângulos por câmeras de segurança, e veiculadas pela emissora turca TRT Haber, mostram o grande clarão formado pelo que provavelmente é um pequeno meteoro. Confira o vídeo aqui.

Câmeras de segurança registraram o momento em que meteoro cruza o céu da Turquia
Câmeras de segurança registraram o momento em que meteoro cruza o céu da Turquia
Foto: Youtube / Reprodução

De acordo com o astrofísico da UFSCar Gustavo Rojas, doutor em Astronomia, é bem provável que trate-se realmente de um meteoro, conhecido popularmente como estrela-cadente, que ficou incandescente ao penetrar a atmosfera.

Publicidade

Fenômenos como esses são comuns. Mas nem sempre é possível ter as imagens do meteoro, já que grande parte deles aparece em lugares inabitados, como no meio de oceanos, ou durante o dia, quando a luminosidade não permite sua observação. Segundo Rojas, é provável que o tamanho do meteoro registrado no vídeo varie entre algo como uma laranja ou uma melancia, e que tenha se desintegrado completamente até chegar ao solo.

Chuva de meteoros

A queda da rocha espacial também pode estar ligada a um fenômeno cíclico, previsto para acontecer neste período do ano. “Estamos na época da chuva de meteoros geminídeos, e é bem provável que o meteoro capturado pela câmera seja associado a esta chuva”, conta.

Os meteoros geminídeos são restos do asteroide 3200 Phatheon, que se fragmentou em inúmeras partículas multicoloridas. Todo ano, quando a Terra se aproxima da região em que estão estes fragmentos, acontece a chuva de meteoros geminídeos. O nome da chuva se deve à proximidade dos meteoros com a constelação de Gêmeos.

Publicidade

Segundo Rojas, a madrugada de sexta-feira será ideal para observar as estrelas-cadentes no céu. “O ápice da chuva de meteoros geminídeos será na madrugada entre quinta e sexta-feira, mas já houve registros na noite de hoje, e sábado pode ocorrer também, em menor quantidade. Quem estiver em um lugar com o céu limpo, escuro e afastado da cidade, poderá observar a olho nu dezenas de pequenos meteoros no céu”.

O astrofísico não descarta, no entanto, a possibilidade de um meteorito de maior extensão chegar ao solo. “É imprevisível. Pode-se dizer que a maior parte dos fragmentos é pequena, e não chegará ao solo, mas pode acontecer de meteoritos caírem na Terra".

O estudioso ressalta ainda, uma confusão comum, feita inclusive entre muitos profissionais da área. “Meteoro é o fenômeno luminoso que acontece quando uma rocha ou outro objeto vindo do espaço penetra na atmosfera terrestre. Se eventualmente sobra alguma coisa dessa rocha, chamamos o fragmento de meteorito. Portanto, não é correto afirmar que um meteoro caiu na Terra, embora essa seja uma confusão que até mesmo nós, astrônomos, fazemos de vez em quando”.

O internauta Ricardo Silva , de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se